Circuito funcional de praia: prazer ao ar livre e muitos exercícios na areia

Com as restrições e normas para o funcionamento das academias durante a pandemia do coronavírus, já que ficaram um bom tempo fechadas e algumas sequer reabriram, o circuito funcional de praia tem atraído cada vez mais adeptos.

Nei Robson fala dos benefícios dos exercícios na praia

Segundo o profissional de Educação Física e coach de corrida Nei Robson, responsável pelo grupo NR Esportes, uma das vantagens do treinamento funcional é que ele funciona como uma “academia” na praia.

“Uma grande vantagem do treinamento funcional é que ele é extremamente adaptável e pode ser utilizado de acordo com as necessidades de cada pessoa. Dessa forma, ele pode ser feito tanto por um idoso quanto por um atleta, e o resultado é muito eficaz. Trouxe um pouco do conceito da academia e studio ao ar livre. Treinos mais dinâmicos onde trabalhamos todas valências físicas necessárias”, afirmou o especialista.

Os exercícios utilizam acessórios como bolas, faixas elásticas, Kettlebell e o TRX, tiras de nylon ligadas a um gancho e manoplas, e o peso do próprio corpo.

O gasto calórico chega a ser 20% maior nesse tipo de ambiente. A musculatura, em especial a que estabiliza os nossos movimentos e articulações – os posteriores de perna e os paravertebrais, que são responsáveis pela estabilização da coluna junto com os abdominais -, é muito mais exigida.

De acordo com Nei, a proposta dos circuitos de praia é sair da rotina e dar aos alunos uma atividade diferente a cada dia, com trabalhos aeróbicos e exercícios de treinamento funcional e de resistência muscular, finalizando com um alongamento.

“A médio prazo, eles resultam na melhora do condicionamento físico, força, coordenação, equilíbrio e resistência, além de importantes aspectos de saúde, como a redução dos níveis de gordura corporal e o bom funcionamento do sistema cardiovascular”, destacou o especialista.

Benefícios da areia

Os exercícios na areia ajudam a trabalhar glúteos, panturrilhas, quadríceps e a potência dos movimentos.

A areia fofa exige maior esforço muscular para nos movimentarmos, e isso pode ser usado como uma forma de adicionar carga em exercícios físicos. Treinar nesse tipo de terreno, quando possível, é um estímulo interessante e uma maneira de variar os treinos.

Serviço
NR Funcional Express

NR ITAPOÃ (Manhã)
Terças e Quintas: 6h, 7h e 8h.
Sábados: 7h e 8h.

NR PRAIA DA COSTA (noite)
Terças e Quintas: 17h30 e 18h00 e 18h30.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *