Nike traz tênis de corrida “mais rápido da história” para o Brasil

O Nike Air Zoom Alphafly Next%, tênis chamado pela Nike de “mais rápido da história” e que também já esteve envolvido em uma série de polêmicas, chegou ao mercado brasileiro na última semana. O lançamento, no entanto, foi exclusivo para corredores já cadastrados no aplicativo Nike Running.

Outro modelo, o Vaporfly Next%, também voltou ao mercado nacional. Diferentemente do Alphafly, o Vaporfly Next% está disponível no e-commerce da marca.

Para os corredores que não conseguiram o Alphafly Next% no lançamento, um novo lote com uma cor inédita está previsto para o dia 27 de agosto, este sim para qualquer interessado via e-commerce.

No ano passado, o Vaporfly Next% foi investigado pela Federação Internacional de Atletismo (antiga Iaaf e atual World Athletics) por um suposto “doping tecnológico”. Também no ano passado, calçando um protótipo do Alphafly Next%, o queniano Eliud Kipchoge foi o primeiro atleta do mundo a completar uma maratona em menos de duas horas.

Por conta de toda a polêmica envolvendo os tênis, em fevereiro deste ano, antes de todos os adiamentos ou cancelamentos por conta da pandemia, a Nike realizou um evento em Nova York para apresentar sua nova coleção de produtos para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A maior novidade foi a confirmação de que o tênis que foi usado por Eliud Kipchoge poderá ser utilizado por atletas olímpicos, mas com algumas mudanças para não ser considerado um “doping tecnológico”.

Para poder liberar o Nike Air Zoom Alphafly Next% para a Olimpíada, a Nike teve de seguir as novas regras estabelecidas pela World Athletics. Agora, o tênis possui uma entressola formada por apenas uma placa de carbono, contra três do protótipo usado por Kipchoge. Além disso, o solado do modelo que será comercializado possui cápsulas do modelo Nike Zoom Air.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *