Professor alerta: “aquecimento é essencial para bom rendimento nos treinos”

Você costuma aquecer antes de sair para correr? Ou é daqueles que costumam “correr” dessa parte do treino? O profissional de Educação Física Tiago Thomaz, da Ative, faz um alerta:

Tiago ressalta: “Exercícios de aquecimento são fundamentais seja qual for o treino”

“Se você não prepara o seu corpo e sua mente antes da corrida, seu rendimento pode ser defasado. Você pode até render no treino, mas não o que poderia. Um treino tem três partes: o aquecimento, o treino propriamente dito e a volta à calma (desaquecimento). Para mim, o aquecimento é o principal”, disse o professor.

Tiago explicou que um aquecimento pode durar de 15 a 25 minutos em temperaturas normais, como são as condições climáticas no Espírito Santo. Ele mostrou como prescreve esse trabalho em sua assessoria esportiva:

  1. Liberação miofascial (face da planta do pé, da panturrilha, coxa, glúteo e dorsal), melhorando oxigenação da musculatura: de 3 a 5 minutos;
  2. Mobilidade de tornozelo e quadril com alongamento dinâmico: de 3 a 5 minutos.
  3. Ativação da parte aeróbia (trabalho de baixa intensidade, como deslocamento, caminhada e corrida bem leve): até 5 minutos.

“Esse é o tempo necessário para sua mente e seu corpo entenderem o treino, elevando o seu organismo à condição orgânica do treino. Se seu treino vai ter tiro, tem que preparar a musculatura para fazer tiro. Se o treino é forte, tem que trabalhar a frequência cardíaca”, disse Tiago.

Mas o pré-treino ainda não acabou. Ele ainda recomenda fazer educativos de corrida de 3 a 5 minutos e, por fim, mais 5 minutos para elevar seu organismo à condição de treino alternando intensidade, ou seja, se o treino for a pace 4, dar um sprint em pace 4.

Tiago pondera que o aquecimento também depende do tipo de treino e também do nível do corredor. “Tudo vai depender muito do que vai ser o treino (leve, moderado, forte, curto ou longo). Depende também se o treino vai ser executado no frio e chuva, no sol e calor, por isso o aquecimento é específico. Depende também se o aluno é iniciante, intermediário ou avançado. Nós, profissionais de Educação Física, temos que exigir esse trabalho”.

Portanto, aqueça! Temos motivos de sobra para entender a importância desse trabalho pré-treino, evitando lesões e também melhorando nossa performance na corrida.

#ative
#blogcorridaderua

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *