Metodologia combinada para tratamento da dor lombar em corredores

Apesar de todos os benefícios da prática de corrida, tem-se observado uma elevada incidência de lesões, sobretudo, dor lombar não específica. Como tratá-la?

Quem trata do assunto é o fisioterapeuta e mestre Leandro De Landa :

Leandro De Landa recomenda metodologia combinada para tratamento de dor lombar

“A dor lombar não específica em corredores pode sofrer influência de sobrecargas mecânicas associadas com rigidez muscular e articular de membros inferiores e coluna lombar.

Isso acarreta redução de amplitudes de movimento, coordenação de joelho e pelve, e redução da velocidade durante a corrida. Esses fatores podem agravar a intensidade de dor lombar, ocasionar disfunções posturais limitantes para desempenho de corrida e limitar a prática esportiva.

A ‘Metodologia combinada’ entra como recurso terapêutico para o tratamento da dor lombar, que utiliza as técnicas de Quiropraxia associada com Liberação Miofascial, Dry Needling e Ventosaterapia.

A Quiropraxia é uma área da Fisioterapia que trabalha com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusculoesquelético, principalmente da coluna vertebral. A técnica permite que sejam feitas correções posturais, ajustes articulares, alongamento da musculatura e alívio das dores.

Os “Pontos Gatilhos” (Trigger Points) são regiões doloridas do músculo. O Dry Needling (Agulhamento seco) é uma técnica em que agulhas são inseridas em pontos gatilhos da região dolorida.

A Liberação Miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões, alívio de dores e tensões musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo, a fim de liberar a fáscia do músculo.

Ventosaterapia é um tipo de tratamento no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea e alívio das tensões musculares e dores. As ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local”.

Leandro De Landa, fisioterapeuta

Apresentando dor lombar, procure um fisioterapeuta para realizar uma avaliação e desenvolver um tratamento adequado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *