Quando usar quente e frio para aliviar as dores

Todo atleta, amador ou profissional, sente dor muscular em algum momento da rotina de treinamento, seja por causa de uma lesão ou sobrecarga excessiva. O mais comum é depois de uma sessão intensa de exercícios: o esforço físico causa microlesões nas fibras musculares e o próprio sistema sanguíneo leva os nutrientes necessários para reparar esses “machucados”.

Conhecida como dor tardia, esse tipo de desconforto surge de 24 a 48 horas após a atividade física como uma forma de o organismo sinalizar que precisa de um tempo para se recuperar. O normal é diminuir aos poucos, em cerca de cinco dias. Se até lá o desconforto for muito grande, você sabe qual compressa aplicar – quente ou fria?

Os fisioterapeutas aconselham o uso de compressa (ou bolsa de água) quente, que vai agir nos tecidos de modo a relaxar as tensões e acelerar a recuperação muscular.

Mas há outras situações associadas à corrida que podem resultar na necessidade de usar termoterapia — tratamento com base na mudança de temperaturas.  . Também é possível que a orientação seja alternar calor e frio em uma mesma sessão – como no caso de lesões com inchaço, por exemplo. Entenda mais sobre o assunto.

Frio

Close-up Of Hand Holding Ice Gel Pack On Painful Knee

É usado para minimizar sangramentos (pois o calor contrai os vasos sanguíneos) e os efeitos de processos inflamatórios na musculatura, como dor aguda, perda de mobilidade e inchaço. O frio tem como função evitar que a lesão se espalhe, o que ocorre pelo efeito de vasoconstrição, que diminui a circulação no local.

De acordo com um estudo publicado no periódico Journal of Sports Medicine, o uso de crioterapia (terapia à base de resfriamento) tem bons resultados no curto prazo para aliviar a dor pós-atividade física intensa. É por isso que tem sido cada vez mais comum ver atletas (de corrida e outras modalidades) mergulhando os membros inferiores ou o corpo inteiro em recipientes cheios de gelo após treinos e provas. Nesse caso, a temperatura deve ficar entre 8 e 10°C e o limite de permanência nessas condições deve ser de 10 minutos.

Nas clínicas especializadas, existem equipamentos de alta tecnologia ,como criocompressão, que associa compressão à aplicação de frio. Como nas botas que contam um sistema de circulação de água que alcança e mantém a temperatura baixa por um tempo determinado, ao mesmo tempo em que faz uma compressão na musculatura das pernas.

Faça em casa
Prefira usar gelo a bolsa de gel. O gelo de verdade mantém a temperatura por mais tempo que o acessório. Faça uma compressa local, se possível, com o membro elevado, por 15 a 20 minutos. Dependendo da intensidade da dor, você pode repetir o procedimento a cada três horas.

A dica é envolver a bolsa de gelo em um plástico e, então, deslizá-la sobre o local diversas vezes, em vez de só repousar a compressa sobre a pele.

Calor

Hot water bag isolated on white

Tem efeito vasodilatador, ou seja, aumenta a circulação sanguínea local, colaborando para relaxar a musculatura. Aplicado em regiões específicas, alivia os chamados pontos gatilho, onde a tensão fica acumulada.

Como facilita a ativação dos músculos, alguns atletas utilizam pomadas que geram calor local para antes da prática esportiva, ajudando (sem excluir!) os exercícios de aquecimento.

Faça em casa
No banho quente, aproveite para massagear a musculatura. Ou, então, aplique bolsa de água quente uma manta térmica sobre a região.

Fonte: Redação WRUN

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *