Você sabe qual é a história da corrida?

O Circuito Popular de Rua aconteceu na orla da praia de Pajuçara. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Você sabe qual é a história da corrida? O perfil @autonomirace fez esse resgate, mostrando como essa modalidade conquistou milhões de pessoas com o passar do tempo.

A origem da corrida remonta à pré-história, quando os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores. Historicamente, a mais famosa das corridas teria sido aquela que deu origem à prova que conhecemos hoje como Maratona. No ano de 490 a.C. um soldado teria tido a incumbência de levar até Atenas a notícia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona.

As corridas de rua surgiram na Inglaterra no século XVIII, expandindo-se, posteriormente, para o resto da Europa e Estados Unidos. Já final do século XIX, após a primeira Maratona Olímpica, elas ganharam impulso, popularizando-se particularmente nos Estados Unidos.

O boom da corrida foi na década de 1970, quando o médico norte-americano Kenneth Cooper difundiu seu famoso “Teste de Cooper”. Paralelamente, surgiram provas onde era permitida a participação popular junto com os corredores de elite, com cada grupo largando nos respectivos pelotões.

Atualmente, o critério da Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) define as Corridas de Rua – provas de Pedestreanismo – como aquelas disputadas em circuitos de ruas, avenidas e estradas, com distâncias oficiais variando de 5km a 100km.

Hoje, as corridas de rua são bem populares em todo o mundo e praticadas em sua grande maioria por atletas amadores que buscam melhorar e aumentar a qualidade de vida através da prática esportiva.

Por: Ana Paula Cecilio Arruda
Profissional da Educação Física
CREF/MG nº 4362-G

#autonomirace

3 Replies to “Você sabe qual é a história da corrida?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *