Baiano está entre 10 maiores ultramaratonistas mundiais em aplicativos de corrida

Que história bacana! O filho do seu Vicente Neto, que é baiano de Tabocas do Brejo Velho e tem 47 anos, procurou o blog Corrida de Rua para compartilhar e relatar as façanhas do pai ultramaratonista. Este percorre, mensalmente, uma média de 1.800 km e venceu recentemente sua primeira ultramaratona.

Vicente Neto percorre mensalmente uma média de 1.800 km e venceu sua primeira ultramaratona

Gustavo, que faz faculdade de Medicina em Goiânia (GO), é só orgulho do paizão. Ele contou que Vicente sempre gostou de corrida, mas começou a correr “bem mesmo” depois de um trauma que foi a crise que teve no setor em que ele trabalha após 2015. Vicente é dono de uma pequena loja de materiais de construção.

“Ele era mais focado no trabalho, mas sempre teve o hábito de correr. Aí passou por algumas dificuldades, portas fechadas… Agora, eu estudando um pouco de Psiquiatria e entendendo mais o outro, vejo que a mentalidade dele fortaleceu muito disso aí (crise financeira). Porque hoje ele percorre distâncias que até pouco tempo atrás eu não sabia. Nesta pandemia, meu pai passou a participar de eventos virtuais que a gente pesquisa para ele fazer e corre em estradas isoladas”.

Foi aí que Gustavo descobriu que Vicente figura sempre entre os 10 primeiros colocados de aplicativos de corrida famosos, como o Strava e o Nike Run Club, correndo diariamente cerca de 60 km.

Vicente Neto, então, decidiu competir e venceu um grande evento virtual nesta pandemia: a Ultramaratona VIRTUAI – Ultra Dos Anjos Internacional, organizada pela Ultra Runner Eventos, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro. A prova consistia em correr o máximo de quilômetros em um intervalo de 135 horas.

Vicente correu 327,25 km e conquistou o primeiro lugar na competição. O segundo colocado fez 251,26 km e o terceiro, 218,01 km. Durante os dias que sucederam a prova, o corredor teve dificuldades devido às atividades diárias de um amador e fez um último percurso de 10 quilômetros ao meio-dia nas últimas horas da ultramaratona.

No entanto, ficou satisfeito com o resultado e muito feliz por correr ao lado, ainda que virtualmente, de grandes corredores.

O ultramaratonista mantém como hábito o que considera o mais difícil para um corredor: persistência e constância. Corre geralmente dois treinos diários intervalados pelo sono e pela rotina, que compreende em cuidar da sua família e tocar o seu trabalho na loja.

Motivado por seu entorno e amigos corredores que conheceu justamente nos aplicativos de corrida que o evidenciaram, Vicente migrou para o Instagram e o Youtube e tenta passar uma mensagem positiva aos que nutrem do mesmo amor pela corrida que ele.

“A partir de sua performance nos aplicativos de corrida, meu pai criou uma base de seguidores e, após um deles o contatar para aventar a possibilidade de fazer um podcast sobre corrida, percebi a dimensão do que meu pai faz. Ele corre e ama o que faz”, contou Gustavo.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *