Definidas medidas para retorno das corridas no ES a partir desta segunda (21)

A volta das corridas no Espírito Santo está autorizada a partir desta segunda-feira (21). Entretanto, a realização de eventos esportivos deverá obedecer a uma série de medidas para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus nesses ambientes. As regras constam em uma portaria publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Estado no último sábado (19).

diario_oficial_2020-09-19_completo

As competições precedidas de largada de múltiplos competidores, como as corridas de rua, deverão seguir as seguintes regras:

  • nas áreas destinadas ao aquecimento dos competidores, deverá ser respeitado o distanciamento de 2m entre os atletas;
  • nas provas com variadas categorias, será permitida a largada de múltiplos competidores, desde que garantida a distância de 2m entre os atletas;
  • a organização da competição deverá demarcar os locais de saída de cada competidor;
  • as áreas destinadas à hidratação no percurso, quando necessárias, devem operar com formato de autoatendimento;
  • deverá ser promovida a dispersão dos competidores ao final de cada chegada.

Máscaras e outros medidas

A portaria também trata do uso de máscaras entre os competidores: “os organizadores da competição devem avaliar a viabilidade do uso de máscara pelos atletas durante as provas, ficando possibilitado o não uso de máscara pelos atletas durante sua realização, quando for considerado inviável, devendo-se reforçar as demais medidas preventivas”.

Durante o processo de inscrição, os atletas deverão firmar Termo de Responsabilidade de que, em caso de sintoma gripal, não poderá participar da competição.

Além disso, as premiações devem ser entregues de forma individual, sem a utilização de palcos ou espaços que possam contribuir para aglomeração de pessoas.

Também deve ser disponibilizada solução de álcool 70% ou solução antisséptica de efeito similar para a higienização das mãos.

A autorização para a realização dos eventos esportivos é válida para todo o Espírito Santo, uma vez que o Estado não possui mais municípios classificados no risco alto para o novo coronavírus, conforme o Mapa de Risco do Governo.

Calendário

Dessa forma, uma fonte do blog Corrida de Rua apontou que a Maratona Pedra Azul, no dia 8 de novembro, e a Corrida das Luzes, em 28 de novembro, vão para as ruas a todo vapor. “Agora é construir novos avanços e trabalhar para que as coisas aconteçam”, disse.

Já a Corrida dos Bombeiros, também marcada para 8 de novembro, ainda necessita de algumas definições para confirmação oficial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *