Liberação miofacial no pré e pós-treino de corrida

Quer saber mais sobre liberação miofascial e seus benefícios? O exercício promove maior equilíbrio, eficiência muscular e oxigenação nas áreas afetadas, reduzindo a rigidez, melhor flexibilidade no exercício, alongamento mais profundo do músculo, postura e alivia tensões musculares.

Veja dicas do @corrapravaler .

“A liberação miofascial é uma técnica de massagem que consiste em aplicar pressão em pontos de maior tensão e rigidez muscular, com o objetivo de acomodar a fáscia (tecido que recobre todos os músculos do corpo).

Normalmente para nós, corredores, utilizamos os chamados rolos de espumas, bastão e bolas de tênis.

👉Existem diversas formas de fazer a liberação:

🏃🏼‍♀️Pré-treino: Pouco antes de sair de casa, pegue o rolo rígido (semelhante a um rolo de massa) e, sentado no sofá com as pernas esticadas para o chão, aplique uma força moderada na musculatura das coxas, cerca de 15 segundos em cada, iniciando na face, seguindo para as laterais e no posterior da coxa.

Sente um pouco mais para frente do sofá e siga para panturrilha, aplique a mesma força pelo mesmo tempo, movimentos para cima e para baixo, percorra todo músculo.

Após, descalço e em pé, coloque o rolo no chão e, com apoio do pé, faça movimentos em que o rolo pegue todo base/sola do pé.

🏃Pós-treino: Faça o mesmo exercício, porém com um pouco mais de força, vai doer um pouco, e é normal, pois está liberando pontos de tensão, estimulando a circulação local e renovando o oxigênio no sangue. No fim, ficamos aliviados, relaxados e alongados.

Se você tem uma bolinha de tênis ou de borracha (uso aquelas com pontas), faça por cerca de um minuto na lateral do joelho, não faça com rolo, use a bolinha nessa região, será mais eficiente, faça movimentos para baixo e para cima.

Por fim, na sola do pé, desta vez use a bolinha, apoie seu pé encima e percorra toda sola, um minuto já está bom”.

Corra Pra Valer

#corrapravaler
#blogcorridaderua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *