Especialista lista cuidados e orientações para mandar bem na Maratona do Rio virtual

Vai participar das provas virtuais da Maratona do Rio 2020 e quer mandar bem na corrida? Então vão aí algumas dicas do educador físico do evento, Ademir Paulino. Ele listou para o blog Corrida de Rua alguns cuidados e orientações para que a participação seja um sucesso.

  1. Tenha respeito ao evento virtual como se fosse presencial – importante encarar como um desafio. 
  2. Faça seu planejamento de horário, assim é mais fácil organizar a sua alimentação e hidratação pré e durante o evento. É importante não comer nada diferente em nenhum desses momentos.
  3. Planeje o seu ritmo com base nos últimos treinos, assim é possível ter uma ideia de quanto tempo gastará.
  4. Marque o seu tempo e não se esqueça de baixar o aplicativo Running Heroes para marcar o resultado. Ele se conecta a quase todos os relógios gps. 
  5. Energia – procure sentir a atmosfera que um evento virtual proporciona, sabendo que, como você, existem milhares de corredores participando desse evento.

As provas deverão ser realizadas entre os dias 09 e 12 de outubro no app Running Heroes, plataforma virtual de renomadas provas internacionais.  Você poderá correr de onde quiser.

Segundo Ademir, o desafio para quem for correr na rua é:

  1. Escolher local já conhecido, preferindo trajeto plano. Poderá ser feito em voltas. Uma boa opção é criar um percurso que possibilite fazer mais de uma volta, de forma a facilitar a organização da hidratação. 
  2. Hidratação e alimentação – organize com um amigo ou parente uma ajuda para a entrega de água e gel (se for usar). Se não tiver essa opção, leve dinheiro e pare em algum local pra comprar água.
  3. Segurança – para correr pelas ruas é necessário estar atento às imperfeições do chão e para atravessar ruas, subir e descer calçadas. Esses são apenas alguns exemplos de como a atenção deve ser dividida com o  ritmo da corrida
  4. Também é importante lembrar que ainda estamos numa pandemia, por isso, vá de preferência sozinho, mantenha o distanciamento, busque horários alternativos e não se esqueça de fazer o uso da máscara e levar uma reserva para trocar quando a sua estiver molhada.

Para os corredores que optarem pela esteira, o especialista também enumera alguns benefícios desse equipamento:

  1. Menor impacto que a corrida no solo, o que pode ser benéfico, tendo em vista que a maioria das lesões está ligada ao impacto.
  2. Não há preocupação com o controle de ritmo, o que muitas vezes é o principal desafio do corredor. Na esteira, é só ajustar a velocidade e seguir.
  3. Segurança e comodidade, uma vez que, estando em um ambiente controlado, não há preocupação com o percurso, tampouco com o horário de treino.

As inscrições para a Maratona do Rio continuam abertas. Acesse aqui

#maratonadorio
#maratonarj

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *