Nutri que corre dá a dica: abacate é uma gordura do bem

Olhem que notícia bacana! O abacate é a gordura do bem. Então use e abuse do alimento! Quem trata dos benefícios do alimento é a nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “nutriquecorre“.

Bianca Passos fala da importância e benefícios do abacate

“Quando prescrevo abacate nas minhas dietas, geralmente, os pacientes questionam sobre sua gordura e suas calorias. Mas essa frutinha vai muito além do que isso, ela, além de ser rica em bons nutriente,s é cheia de energia do bem.

O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e
substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, lecitina, tanino e ácido oleico, linoleico e palmítico.

Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; e fósforo, que junto do cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

O que todo corredor precisa são de ossos fortes, certo? Alem disso, o abacate abaixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo (além de manter sua taxa de açúcar, caso você tenha diabetes).

Também aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate, auxiliando na construção da tal da  barriga chapada. Ajuda a controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso.

Ele possui  beta-sitosterol, que age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como diminui o aparecimento de rugas precoces e celulite.

E quanto às calorias??? Em uma hora de treino intenso, o corredor chega a eliminar até 500 calorias, com isso temos perda de energia e desgastes físicos. A reposição com abacate é excelente por se tratar de uma gordura do bem.

Mais fique atento, esse alimento deve ser evitado antes da atividade física, pois a
sua digestão é demorada e concentrará o sangue no aparelho digestivo, além da
quantidade de fibras. O seu consumo pode causar mal-estar, pois a demanda de
sangue para os músculos ficará mais lenta a digestão. Então prefira consumir após treino!”

Bianca Passos,
nutricionista

#dicasdanutri
Vitamina de abacate pós-treino:
1 copo de leite desnatado (100ml).
Limão.
2 colheres de abacate .
Mel para adoçar.
2 colheres de aveia.
Vai render média de 200 calorias.

Bons treinos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *