Você mantém seu ritmo em diferentes altimetrias? Boas dicas para o CCM

Os “loucos por trail run” com certeza estão com saudades do Circuito Capixaba de Montanhas, que, por conta da pandemia, terá as últimas três etapas do calendário 2020 em uma edição única e especial do CCM Virtual Etapa Collection.

A prova será da seguinte forma: o participante terá que correr uma única vez a distância escolhida (5, 10 ou 21km) para ganhar as três medalhas que faltam para completar a mandala do evento. As inscrições estão abertas no Ticket Agora até 5 de novembro, quando se encerra também o prazo de participação.

Que tal então realizar o desafio em uma trilha massa, alternando asfalto, estrada de terra, muita natureza e, é claro, os temidos e famosos morros? Claro, desde que você conheça o percurso. Falando em subidas, leiam o texto muito interessante do @corrapravaler sobre altimetria. Afinal, você mantém seu ritmo em diferentes altimetrias?

“⛰️Se você observar o gráfico acima, na linha ritmo em comparação com a linha abaixo, altitude, vai ver que o treino foi executado de forma para que, mesmo nas subidas e descidas, o ritmo se mantivesse, normalmente esse tipo ritmo se aplica em treinos longos, e não importa se são 05, 10, 21, 42km, desde que ele seja seu longo.

😉Para que possamos chegar a um ritmo constante, precisamos fazer um trabalho bem executado, gerando diferentes estímulos nos treinos, como tiros, progressivo, longão, subidas e descidas.

Com os diferentes treinos passamos a adaptar nosso corpo e a nossa mente para que em um trajeto mais longo possamos usar todos esses recursos de forma eficiente.

🤷🏼‍♂️Se você inicia um treino com alta intensidade e ao longo do trajeto você diminui seu ritmo, isso quer dizer que você está gastando toda sua energia no começo e esgotando ao longo do treino, isso é denominado “quebrar”, no linguajar da corrida.

😉Lembre dos maratonistas, eles se mantêm em grupos para manter o ritmo e no final sempre aquele que guardou uma boa energia desde o começo tem fôlego pra chegar a frente dos demais.

🏃🏼‍♀️Se você quer ter um ritmo constante nos seus treinos e provas, treine em todas as modalidades, só assim você estará pronto para projetar do início ao final da prova seu tempo, não gaste energia à toa, deixe para o sprint final.

Corra Pra Valer

Siga as dicas para alcançar o “topo” do sucesso no trail run, no CCM e nas corridas da vida!

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