Quando vem a pergunta: “Será que a corrida é para mim?”

Tem vontade de começar a correr ou não encontra evolução enquanto está correndo. Duas questões que levam a esta pergunta: “Será que a corrida é para mim?”

Há aqueles casos de pessoas que têm vontade de iniciar na corrida e acabam achando difícil ou desconfortável, “aposentando” os tênis. Também tem gente que pensa que só corre quem tem bastante condicionamento físico.

Há, ainda, os corredores que já praticam a modalidade, mas sentem dificuldades em evoluir no pace, na pisada, na constância, na distância…

Então é até normal, vez ou outra, alguém se perguntar isso. No entanto, a resposta é simples: “SIM, A CORRIDA É PARA VOCÊ E PARA TODOS”.

Basta você descobrir que ela pode ser do jeito que você precisa, e não do jeito que parece ser. Afinal, cada pessoa tem um condicionamento, uma situação de vida e uma rotina diferente. Dessa forma, a prática da corrida também vai ser diferente.

Para quem nunca correu e pretende dar a “largada” nesse “vício do bem”, a dica é procurar a orientação de um profissional de Educação Física e ver como essa é uma das melhores ferramentas para você transformar a sua vida para melhor!

Tiago Thomaz: preparação física é essencial para correr

Começar a correr por conta própria e fazendo de qualquer jeito pode acabar o frustrando, como reforça o professor de Educação Física e responsável pela Ative, Tiago Thomaz.

“A corrida é para todos, só que precisamos nos preparar. As pessoas devem parar de ficar achando que é difícil. Sempre sugiro procurar um profissional de Educação Física. Se você já tentou e teve dificuldade, procure um profissional. É a mesma coisa de quando você tem dores que não aliviam, pois vai buscar um profissional da Medicina. Tem muita gente que tenta correr sem preparação prévia. Se você não está preparado, não terá êxito. Algumas pessoas querem só calçar os tênis e sair correndo, aí se frustram por conta da dificuldade em render e param, falando que a corrida não é pra ela”, alertou.

Ele completou: “Precisa de graduar a corrida, existe o trabalho de mobilidade, estabilidade, fortalecimento, flexibilidade e educativos, além das progressões. Se você quer chegar aos 10km, vamos trabalhar com 40% disso (4km), trabalhar com 25 minutos de prática… Vamos planilhar isso. À medida que você vai progredindo lentamente a cada semana, você vai evoluindo e consolidando um ritmo e, com isso, o esporte vai ficando menos sofrido. Em geral, as pessoas se preparam de 2 a 4 meses para correr os primeiros 5km. Com, no mínimo, um ano, dá para consolidar a meta de fazer a Dez Milhas Garoto. Mas isso depende da disponibilidade de treino de cada um”, ressaltou Tiago.

“Diante de uma dificuldade substitua o eu não consigo pelo vou tentar outra vez.”

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *