Dicas para vencer a preguiça de correr

Ás vezes bate aquela preguiça de correr, né? O blog Corrida de Rua traz hoje cinco dicas para você vencer isso.

Correr é um hábito que muitas pessoas querem desenvolver. Mas por que algumas conseguem e outras não?  Por que muitas desistem no meio do caminho?

Isso acontece porque desenvolver um novo hábito é como criar um novo estilo de vida, vai exigir de você uma alteração de comportamento e isso é MUITO difícil.

A boa notícia é que existem alguns passos a serem seguidos que vão facilitar a criação do hábito de correr.

Correr de 3 a 5 vezes por semana contribui para a saúde dos olhos

Passo 1:  Planejamento 

Defina  um horário para praticar a corrida e se planeje para que você esteja PRONTO para começar nesse horário!

Veja o exemplo:
Esse é Pedro. Ele decidiu que vai correr às 6 da manhã. Para isso, ele tem que acordar às 5h30 da manhã. Para que Pedro acorde às 5h30, ele tem que estar na cama deitado às 22h30. Para que Pedro esteja deitado às 22h30, ele tem que ter tomado banho e escovado os dentes às 22 horas.

E por ai vai. Você tem que ir voltando nas tarefas para poder ter toda a organização necessária para correr na hora estabelecida!

Além disso, você tem que separar ANTES tudo que vai precisar para poder correr.
Já deixe separados os tênis, a meia, o shorts, o fone de ouvido, o suporte para celular, a banana que você come antes do treino e o que mais você utiliza para correr!

Nosso cérebro é ótimo em arrumar desculpas para nos manter na zona de conforto.  Qualquer desculpinha poderá ser usada para você desistir do treino.

Se, por exemplo, antes de sair para correr, você tiver que procurar o shorts correto e a meia, esses certamente serão argumentos que seu cérebro irá usar pra fazer com que você volte para a cama.

“Aaahh, já que não encontrei meu shorts de corrida, vou procurá-lo depois e começo pra valer amanhã.”
Lembrando que essas técnicas valem para TODOS os dias em que você quiser correr. Não somente para o primeiro dia!

Passo 2: Tenha METAS

Estipular metas para correr é extremamente importante. Mas preste atenção: não mire em algo abstrato, como “correr mais rápido”, mas em objetivos BEM específicos.

Estipule uma meta que esteja realmente ligada a corrida

Por exemplo: correr 5km em menos de 30 minutos nos próximos 2 meses. Isso pode parecer inatingível para algumas pessoas.

Por isso quebre essas metas em micro-metas, mais fáceis de serem atingidas.

Ex: A meta maior é correr  5km em menos de 30 minutos

Você pode criar duas micrometas. Por exemplo:

  • Correr 5km em menos de 35min
  • Depois correr 5km em menos de 32min

Toda vez que você bater uma meta, comemore!! Seu cérebro irá liberar dopamina nesse processo!

passo 3: Elimine a dúvida

É bastante normal escutarmos vozes dentro de nós quando iniciamos uma nova rotina, ainda mais quando se trata de praticar corrida. Uma voz diz : “Hoje eu vou correr”. Mas uma outra voz aparece: “Ah, estou cansado, trabalhei muito esses dias, acho que vou só amanhã” 

Esse duelo de vozes e esse conflito interno têm que ser eliminados! Calar essa segunda voz, que quer que você fique em casa dormindo, é tudo o que você precisa fazer!

E já ter tudo organizado, tênis, meia, shorts… Facilita com que mantenha o plano! Toda vez que aquela vozinha vier com uma desculpa, pare e lembre-se que você se comprometeu com aquela corrida! Continue firme!

Passo 4: Se faltar, não jogue tudo para o alto!

Se foi a um aniversário e acordou mais tarde e não conseguiu correr, mantenha a calma. Nosso cérebro irá dizer coisas como: “já que eu não corri, eu posso tomar este refrigerante, já que não corri, posso fumar esse cigarro…”

Temos que fazer exatamente o CONTRÁRIO!  Já que eu não corri de manhã, vou comer mais saudável ainda, já que eu não corri, vou subir de escadas… Procure compensar ao invés de chutar o balde!

Passo 5: tenha um “Por que”

Por que  você quer correr?
Por que você quer mais saúde?
Por que você quer ter condicionamento?

É ideal que você tenha em mente os motivos FORTES pelos quais quer correr.

Veja o exemplo para entender melhor:
Esse é Pedro. Ele não quer correr apenas para emagrecer.  Se formos mais a fundo, veremos que Pedro tem um filho e o que ele quer mesmo é ter mais saúde e qualidade de vida para ficar junto com seu filho por muito tempo.

Ou então o caso de Ana, que por dez anos tentou parar de fumar, mas não conseguia. Após descobrir que estava grávida, parou de fumar na hora! Isso aconteceu porque o motivo para ela interromper o vício foi MUITO forte.

Por isso, busque um motivo muito forte e profundo para correr e ficar mais saudável!

Assista ao vídeo da 99Run:

Resumindo:

Um: Planejamento

Dois: Tenha metas

Tres: Elimine as dúvidas

Quatro: Faltou? Continue firme

Lembre-se:

”A vida não é sempre para o mais rápido… mas para aquele que continua correndo.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *