Segurança e tranquilidade garantidas para sucesso da Corrida das Luzes

Todas medidas estão sendo tomadas para garantir segurança e tranquilidade para os participantes da 8ª Corrida das Luzes, que vai acontecer no próximo dia 28.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior night run do Estado terá novos protocolos e algumas novidades.

Nesta entrevista com o diretor técnico da prova, Carlinhos Fróes, o blog Corrida de Rua traz possíveis dúvidas dos atletas já inscritos e também daqueles que ainda estão receosos em ir para a “pista”.

Blog: Quais serão as principais medidas adotadas pela organização para cumprimento do protocolo de segurança de combate ao coronavírus?

Estamos seguindo as orientações do Decreto e Portaria Estadual, bem como as orientações e ações para o retorno de corridas de rua que a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) publicou. Largada em “ondas”, disponibilidade de álcool em gel na largada e chegada, distanciamento entre os atletas e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por staffs, árbitros e fornecedores.

Será obrigatório correr de máscara?

No funil de largada, durante a corrida e no funil de chegada, a utilização será facultativa. Portanto, o atleta não está “obrigado” a correr de máscara. Cabe observar que antes e após esses três pontos mencionados todos devem estar de máscara. Inclusive, na chegada, junto com a medalha de participação será entregue uma máscara descartável. Mas o atleta, caso queira, pode utilizar a sua máscara o tempo todo.

Como serão a chegada e a premiação, de forma a evitar aglomeração?

A chegada será na Praça do Papa, local amplo e de fácil dispersão para os corredores. Como todos os anos, a premiação será para os primeiros colocados gerais (homens e mulheres). Por isto que a primeira “onda” será realizada com os atletas que estiveram em pódios em 2019 e 2020 (se houver registro). Fatalmente os vencedores estarão nesse grupo (onda). Entre cada colocado no pódio, também haverá o “distanciamento” e os troféus serão entregues em uma bandeja, com o próprio atleta retirando o seu troféu dela.

Por que a opção de fazer este novo percurso, em vez da Terceira Ponte?

Alguns fatores nos levaram para um percurso alternativo. Dentre eles, os principais se referem ao atendimento do protocolo sanitário, ou seja, local com espaço suficiente para largar sem aglomeração e, da mesma forma, espaço para realizar uma chegada com fácil dispersão. A Corrida das Luzes sempre ocorre no mês de novembro passando pela 3ª Ponte, que fica entre dois shoppings. Com as largadas em “ondas”, iríamos necessitar interditar a ponte por um período superior a quatro horas. Essa interdição prolongada em uma prova noturna iria trazer transtornos para a Rodosol e usuários da ponte. Mas, no próximo ano, desde que tenhamos um controle nacional do Covid-19, retornaremos ao percurso tradicional.

Os corredores pagarão as próprias medalhas ao fim da prova?

As medalhas, bem como as máscaras, estarão organizadas em mesas higienizadas onde os atletas fazem a retirada.

Haverá marcações no decorrer do percurso para que seja mantido distanciamento ou apenas orientações mesmo?

Não. Com a largada em “ondas”, os atletas conseguem manter o distanciamento. Teremos staffs espalhados pelo percurso que, sempre que for necessário, irá lembrar os atletas de manter distância.

Como será a hidratação?

A hidratação que utilizamos já é dentro da prática do self service. A diferença é que os staffs repositores de água irão fazer constante higienização das caixas antes de retirar as mesmas para uso, além dos EPIs que utilizarão.

Prova e inscrições

A prova está marcada para o dia 28 de novembro. As inscrições estão abertas no site www.ticketagora.com.br. A prova terá percurso de 5km, com largada em frente à Praça Papa Pio XII, no Centro de Vitória, às 19 horas, e chegada no estacionamento da Praça do Papa, na Enseada do Suá.

Kit do atleta

Confira a medalha, a fita e o modelo da camisa da 8ª edição da Corrida das Luzes. O kit dos atletas será entregue em novo local este ano.

Será no Network Center do Sr. Mustache. Endereço: Av. Des. Demerval Lyrio, 390, Mata da Praia, Vitória, CEP: 29.065-340.

A retirada acontecerá no dia 27 de novembro (sexta-feira), das 9h às 20h, e dia 28 de novembro (sábado), das 8h às 11h.

Bora participar?

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