Valério de Souza quer “voar” para estrear na Corrida das Luzes com vitória

O atleta capixaba Valério de Souza Fabiano, de 31 anos, vem com tudo para estrear com chave de ouro na Corrida das Luzes, no próximo dia 28. Ele promete correr os 5km da prova abaixo de 15 minutos para subir ao lugar mais alto do pódio.

“Será minha primeira vez na prova e vou para ganhar. Muito importante participar dessa corrida para voltar a ganhar ritmo de competição”, garantiu.

Valério vem embalado pela conquista do índice para as provas de 5 e 10km do Troféu Brasil, que acontecerá em São Paulo, em dezembro. A conquista foi alcançada no Campeonato Paulista de Atletismo, no final de outubro, em Bragança Paulista, onde ficou na 6ª colocação geral.

“Quero ficar entre os três primeiros. Estou preparado pois continuei treinando durante a pandemia do coronavírus. Tive que manter o preparo, já que nós, atletas, ficamos sem ritmo de competição. Treinar é uma coisa, competir é outra”.

Para mandar bem nas próximas provas, ele faz treinos de velocidade na pista da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. Já os treinos de resistências, no Thermas, na divisa entre Vila Velha e Guarapari.

Após passar um período morando em Muriaé (MG), Valério, que é natural de Divino São Lourenço (ES), na região do Caparaó, voltou ao Espírito Santo em 2019, quando foi contemplado pela Bolsa Atleta do Estado.

História

Valério tem muitas conquistas ao longo da carreira e já foi pódio na Garoto

Natural de Divino São Lourenço (ES), onde começou a correr aos 18 anos em estrada de terra, Valério foi para Minas para treinar e buscar voos mais altos na corrida de rua, embora tenha passado por dificuldades e tendo, inclusive, dormido alguns dias nas ruas de Belo Horizonte.

Mas a superação e a paixão pelas corridas fizeram com que ele superasse as barreiras e vencesse na vida e nas provas. Prova disso são algumas de suas conquistas:

  • 2º lugar no Cross Country Brasileiro e 3º lugar no Cross Country Sul-Americano
  • Campeão sul-americano de 10km
  • Campeão brasileiro de 10km
  • 3º lugar geral na Volta da Pampulha por duas vezes
  • 3º lugar na Meia Internacional do Rio
  • ficou entre os 10 primeiros na classificação geral da São Silvestre, sendo o 2º melhor brasileiro
  • índice olímpico em 2016 para a maratona, com 2h15m10s (ficou em quinto lugar no ranking e só classificavam os três primeiros)

Corrida das Luzes

A Corrida das Luzes está marcada para o dia 28 de novembro. As inscrições estão abertas no site www.ticketagora.com.br. A prova terá percurso de 5km, com largada em frente à Praça Papa Pio XII, no Centro de Vitória, às 19 horas, e chegada no estacionamento da Praça do Papa, na Enseada do Suá.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *