10 dicas para ganhar resistência

Você é do tipo “quanto mais, melhor”? Então você ficará satisfeito! A capacidade de manter um esforço pelo maior tempo possível é a base da corrida. Descubra 10 dicas para se tornar um campeão de resistência.

Corra devagar

Para correr por um longo tempo, você precisa manter um ritmo sustentável. Dominar a sutileza de diminuir o ritmo significa que você ajudará seu corpo a economizar energia e, assim, desenvolver suas capacidades de resistência.

Amplie suas distâncias

Ao aumentar progressivamente suas distâncias, seu corpo será capaz de suportar cada vez mais e se acostumar a esforços duradouros: o famoso treinamento de condicionamento. No fim de semana, corra por um caminho agradável para mantê-lo motivado.

Mantenha a regularidade

Regularidade. Não há segredos. Quanto mais você correr, melhor será sua resistência. Manter o seu plano de treino e criar consistência na sua corrida será valioso a longo prazo. Objetivos fixos ajudam a manter sua motivação e, portanto, o ritmo.

Trabalhe seu limite

Limite x “ritmo” não faz sentido para você? Esses treinos mistos, que trabalham com resistência e velocidade, podem ser úteis para você. O princípio: corra perto do seu ritmo competitivo de longa distância.

Por exemplo: 2 x 15 minutos no seu ritmo de corrida de 10 km. Quanto mais você trabalhar nessas sessões de intensidade média, mais tempo será capaz de mantê-las em competição, atrasando o início da fadiga. Também é excelente para trabalhar a mente.

Aperfeiçoe sua técnica

Melhorar sua técnica para ser mais eficiente e cansar menos, é a chave para desenvolver sua resistência: Posicionamento, respiração, postura, liberação, passada… Pratique suas técnicas durante as corridas.

Não negligencie o aquecimento

Aqui entre nós, vamos confessar que às vezes a vontade de pular o aquecimento é enorme. No entanto, é uma etapa chave do treino: Prepare o corpo aumentando a frequência cardíaca, aquecendo os músculos e, assim, prevenindo lesões. Um aquecimento simples consiste em uma corrida fácil de 10 a 20 minutos, seguida de alguns exercícios. Por exemplo, chutes nos glúteos, joelhos altos, passadas e degraus laterais.

R&R: Recuperação e Repouso

A dica mais fácil: Se recupere com corridas de baixa intensidade, escolha dias de repouso durante a semana, e durma bem para otimizar sua chance de sucesso. Fique bem descansado, para ganhar resistência: pode parecer óbvio, mas é importante lembrar.

Varie as modalidades de resistência

Prepare-se! Alternar as corridas com ciclismo ou natação, por exemplo, pode te manter motivado, ajuda na recuperação e evita lesões, limitando o trauma a partes específicas do seu corpo (você já ouviu falar em cross training?). Para ganhar resistência, muitos atletas alternam seus treinos com uma bicicleta ergométrica, uma bicicleta de estrada ou uma mountain bike. Se você não tem muito tempo para investir nisso, andar de bicicleta todos os dias pode ser sua solução!

Se abasteça com o melhor combustível

Massa para todos! Para ter resistência, você precisa estar abastecido. Sua ingestão de calorias deve ser suficiente para cobrir seu gasto. Ajustar sua dieta significa aumentar o armazenamento de suas reservas metabólicas para melhor explorá-las durante a prática. Certifique-se de encontrar um bom equilíbrio entre gordura, carboidratos e proteínas, combustíveis essenciais para a corrida. Isso vale para a hidratação, certifique-se de compensar as perdas ligadas ao esforço e mantenha os perigos da desidratação bem longe.

Domine a arte da paciência

Correr não é uma ciência milagrosa. Melhorar sua resistência requer perseverança e consistência em seu treinamento, e permite que você se beneficie dos efeitos positivos. No início, a melhoria pode ser rápida e motivadora. Quanto mais alto for o seu nível, mais você precisará se concentrar nas metas de longo prazo para ver os efeitos. O trabalho árduo compensa quando você está focado.

Fonte : Rémi Blomme

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *