Causa nobre: corredor cumpre desafio de 70km para arrecadar brinquedos

O atleta Edinho Borges Martins, de 43 anos, provou neste último domingo (20) que corrida e solidariedade formam uma união infalível e perfeita. Foram 70,4km de Meaípe a Vitória para cumprir o Desafio Correndo pelo Natal das Crianças.

Emoção na chegada dos 70km (Fotos: @diferenteemtudo)

Largando à 00h05, ele correu durante 07h51m25 e cumpriu seu objetivo com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que tornará a data mais feliz para crianças carentes.

Edinho lançou o desafio após ter sua prova-alvo, a Ultramaratona da Patagônia (70km com mais de 5 mil metros de altimetria), adiada por conta da pandemia. O evento aconteceria em abril deste ano e foi adiado para novembro, sendo novamente remarcado para abril de 2021.

Como ele já vinha se preparando desde 2019 para a corrida, ele resolveu que faria uma corrida beneficente com a mesma distância. “Sempre fiz ações sociais no Dia das Crianças, quando me vestia de palhaço para alegrar as crianças no Hospital Infantil e em uma casa de amparo em Feu Rosa, na Serra. Além disso, o desafio seria uma forma de me credenciar para alterar minha distância de 70 para 110 no evento da Patagônia em 2021”.

Foi em maio que começou a divulgação entre os amigos. “Fiz um banner falando que iria fazer essa prova e arrecadar brinquedos. Fiz um ofício para Federação Capixaba de Atletismo e Rodosol pedindo autorização e montei com amigos a estrutura para correr de Meaípe para Vitória. Foram seis pessoas envolvidas durante todo o percurso, com o suporte de dois carros e uma moto para dar meu suporte na hidratação e na alimentação”, contou Edinho.

A preparação foi intensa, segundo ele. “Tinha semana que fazia de 2 a 3 meias maratonas. Foram 35 meias este ano e 4 maratonas. No total, corri 3.480km este ano. Quando completei o desafio, foi uma injeção de adrenalina e não tinha dor que pudesse abalar. Fico muito feliz por poder fazer crianças sorrirem no fim do ano. Sabemos como tem muita gente passando dificuldade. Já são mais de 500 brinquedos arrecadados”.

Ele contou ainda que, como todo bom corredor, ele superou alguns contratempos. “Depois de ingerir um gel com cafeína, tive episódio de diarreia no km 22 e, depois, no 44, já passando pela Barra do Jucu”, disse Edinho, que começou a correr há 4 anos e meio, quando pesava 105kg e, hoje, tem 66kg.

Doações

As doações podem ser feitas até quarta-feira (23) na Matriz Casa Criativa, que fica na Rua Jayme Martins, 77, Praia do Canto (em frente à Academia Hangar).

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *