Cuidados para correr ao ar livre no verão

Antes de calçar os tênis e colocar os pés nas ruas e trilhas no calorzão do verão, é muito importante seguir alguns cuidados.

Tiago Thomaz dá dicas para os treinos renderem no forte calor

Segundo o professor de Educação Física e responsável pela Ative, Tiago Thomaz, a primeira orientação é evitar os horários de maior incidência solar, normalmente das 10 às 16 horas.

“Pela ausência do horário do verão, às 8h já está bem quente. Minha recomendação é procurar ir mais cedo (no máximo, até as 7h) ou após o por do sol (por volta das 17h30), quando fica mais fresco”, destacou o especialista.

Hidratação

É essencial carregar também garrafas, cintos ou pochetes de hidratação. A desidratação pode ocasionar fadiga, dor de cabeça, náuseas e até taquicardia, sintomas esses que podem comprometer a eficiência no treino. “É essencial iniciar o treino estando bem hidratado. Dica é consumir bastante água até uma hora antes do treino. Se o treino for passar de 30 minutos, leve uma garrafa, mochila ou cinto de hidratação, pois, a cada 15/20 minutos, é recomendado hidratar”, afirmou Tiago.

Cãibras

“Se for treinar mais intenso (mais de 1 hora), dica é ter um isotônico ou água de coco para repor sais minerais, pois desidratação pelo suor tende a causar mais cãibras por conta dos sais perdidos (basicamente, o sódio). Ccaso tenha muitos episódios de cãibras, é necessário consultar um médico ou nutricionista para avaliar”, orientou Tiago Thomaz.

Acessórios

Bonés, viseiras e óculos protegem o atleta dos raios ultravioleta e de outros fatores da corrida ao ar livre. Os bonés e viseiras, por exemplo, ajudam na fotoproteção e ainda impedem que o suor da cabeça escorra para o rosto do atleta. Já os óculos protegem os olhos dos raios solares e de fatores climáticos como vento, chuva e poeira.

Quanto às roupas, a dica é que sejam de tecidos leves, que não agridem a pele e não limitem o movimento necessário para a prática do esporte. As vestes também ajudam a manter a temperatura do corpo e impedem atritos em áreas que possam machucar.

Iniciantes

O professor Tiago Thomaz faz um alerta para os iniciantes: “Para quem vai iniciar a correr no verão, é interessante, por causa do sedentarismo e do calor acelerar fadiga, procurar médico para check-up por conta de problemas cardiovasculares que podem ocorrer por causa da desidratação e falta de condicionamento físico. Dica é procurar nutricionista e educador físico para evitar carga alta de treinos, quando já tem um adversário forte que é o calor. Começar com treinos curtos e com orientação de um especialista”, aconselhou.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *