Importância de pegar leve na retomada e fazer check-up após Covid-19

A retomada das atividades físicas após o contato com o vírus causador da Covid-19 deve ser feita de forma gradual, leve e prestando muita atenção nos sinais emitidos pelo corpo.
Conforme se aprende mais sobre a doença e suas implicações no organismo, efeitos colaterais como a arritmia cardíaca e a formação de coágulos sanguíneos parecem ser mais comuns em pacientes, até mesmo os que desenvolveram apenas versões brandas da enfermidade.
Essa é a tese defendida pelo médico do esporte Jordan Metzl, que publicou um artigo no New York Times discutindo os efeitos da Covid no organismo após a infecção e como eles afetam a capacidade e a segurança da prática esportiva.

“Nos últimos 20 anos, quando pacientes me perguntavam sobre se exercitar enquanto se recuperavam de uma doença viral como a gripe, eu dava a mesma resposta: escute seu corpo. Se o exercício faz você se sentir melhor, faça. A Covid-19 mudou o meu conselho”, diz o texto do médico estadunidense.

Segundo o artigo do New York Times, isso acontece porque parece haver cada vez mais evidências de que a contaminação por Covid-19 deixa sinais duradouros – e perigosos – no organismo, mesmo em pessoas que tiveram sintomas leves e não precisaram de internação.

Para atletas, as maiores preocupações são o possível surgimento de coágulos nos vasos sanguíneos e alterações na função do coração: de arritmia à miocardite, a inflamação do músculo cardíaco. Um estudo feito na Alemanha e publicado no Jama Cardiology apontou que 78% de um grupo de 100 pacientes recuperados de Covid-19 tinha sinais de miocardite.

Além disso, o médico aponta que diversos atletas, de amadores a profissionais, têm sofrido para recuperar a forma física após contrair a doença. Mesmo semanas ou meses depois a infecção, as complicações pulmonares da Covid-19 podem causar dificuldades de respirar durante a atividade física.

Entre os conselhos apontados pelo autor do artigo estão:

  • Não treine se você ainda está doente;
  • retome as atividades de forma lenta e gradual;
  • pare de treinar se os sintomas retornarem.

Exemplo

Márcio Paulista voltou a correr após ter Covid-19

O comerciante Márcio Paulista, de 50 anos, superou a Covid-19 há cerca de dois meses e voltou a correr. Os primeiros sinais de que havia positivado foram respiração ofegante, dor no corpo e desânimo. “Depois senti uma forte dor na lombar, que me impedia de movimentar e dormir. Tinha zero disposição e não tinha vontade de ficar acordado. Depois de 4 dias, fiz o teste do cotonete e deu positivo. Sintomas foram diminuindo e fiquei em isolamento durante 20 dias”.

Segundo ele, ter condicionamento físico contribuiu para a velocidade de sua recuperação. “Considero que tive uma rápida recuperação. Quando fui fazer o teste, já me sentia melhor. Depois de 20 dias, voltei a treinar tranquilo. A parte respiratória afeta uns dias e recuperação do gás demora, mas depois foi bem natural”, contou Márcio, que corre há três anos e treina com foco em provas mais curtas e rápidas.

Check-up

A retomada de atividades físicas por quem já teve Covid-19 deve ser feita após check-up cardiológico.

Mesmo em pacientes que apresentaram sintomas leves, é possível que o vírus cause alguma sequela no órgão, que pode levar a complicações.

O alerta foi feito pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia (SBC) e de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEEE), que elaboraram um documento com base em estudos que apontaram a relação entre a infecção pelo vírus e problemas no coração.

No documento, as entidades citam a análise de dados da China, da Itália e dos Estados Unidos, além de estudos sobre a doença, que indicaram a ocorrência de lesão cardíaca em 20 a 30% dos pacientes hospitalizados e ligação com a morte de 40% dos infectados. Arritmias, miocardite e insuficiência cardíaca estão entre as complicações que podem aparecer.

Tanto para esportistas recreativos quanto para atletas que tiveram a doença, as sociedades recomendam a avaliação médica e um eletrocardiograma como procedimentos básicos para poder se exercitar após ter a infecção. Também é necessário aguardar o desaparecimento dos sintomas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *