Dia da Mulher: estreante se apaixona pela corrida e mostra que esporte é pra elas, sim!

Corrida é coisa de mulher, sim! Prova disso é que um estudo recente aponta que há mais mulheres do que homens entre os corredores no mundo, com 50,24%.

Essa é uma das principais constatações do estudo “The State of Running 2019”, elaborado pelo site RunRepeat.com e pela Federação Internacional de Atletismo.

Se compararmos a divisão por gênero entre 1986 e 2018, houve um salto da presença feminina: de menos de 20% do total de participantes para pouco acima dos 50%.

Além da alegria, da beleza e da simpatia que levam para as corridas, a participação maciça das mulheres representa suas histórias de luta e força em meio a um esporte que era predominantemente masculino.

Em comemoração ao Dia da Mulher, o Blog Corrida de Rua escolheu uma corredora que descobriu a paixão pela corrida recentemente para fazer uma homenagem a todas as mulheres que também amam a modalidade e, ainda, descobriram todos os benefícios que esse esporte proporciona.

Edinalva Pereira Sampaio, de 51 anos, começou a correr no início de 2020. Mesmo sem nunca ter participado de uma prova presencial e nunca ter sentido aquela “vibe” que envolve as corridas, ela confessa:

: “Hoje sou apaixonada por esse esporte, que só faz bem. Eu já corria na orla de Camburi, mas, a partir do momento que conheci o José Líbano (seu parceiro), e vendo a sua dedicação e determinação, além da sua paixão pela corrida, me motivou ainda mais e me encantei de vez, e hoje é um modo de vida. É a minha busca pela qualidade de vida”.

Ela conta o que mudou em sua vida desde quando se tornou uma corredora. “Bom, eu trabalho muito e tenho pouco tempo , mas, com a pandemia, consegui me dedicar a essa atividade e isso me transformou. Precisava perder peso e estou conseguindo, já perdi aproximadamente 7 kl de gordura e ganhei massa muscular, melhorando a minha condição física. Com alguns ajustes na alimentação, ganhei bastante em qualidade de vida. Deixo aqui a necessidade de fazer uma visita ao cardiologista antes de iniciar essa atividade para evitar percalços no caminho”.

Ao ser perguntada sobre qual dica ela daria para as mulheres que ainda não descobriram o mundo das corridas, Edinalva ponderou:

“Sabemos que nós, mulheres, somos guerreiras, que precisamos fazer várias atividades ao mesmo tempo. Seja cuidar de filhos, trabalho e fazeres domésticos. Sei que não é fácil.
Mas posso dizer: ‘Sou exemplo de que a atividade física é essencial para manter o corpo em sintonia com a mente. Assim, encontrei na corrida uma forma de manter esta condição que me ajuda nas minhas atividades. Se antes eu cansava rápido, hoje tenho mais energia para levar a minha vida. Assim, quem ainda não começou, vamos lá! Faça uma atividade física! Seja o que for, mas faça e tenho a certeza que, sua vida vai mudar”.

Edinalva também se considera vencedora ao mostrar para ela mesma de que era capaz de superar as dificuldades que encontrou no seu percurso:

“Como não praticava exercícios regulamente, o corpo sentiu, panturrilha, nódulos musculares e, principalmente, a condição cardiopulmonar. Pois foi preciso adaptar a forma de respirar de acordo com a evolução do ritmo. Mas isso são desafios iniciais e que aprendemos com o tempo a controlar. Hoje estou numa assessoria que me ajuda bastante na minha preparação de fortalecimento para poder evoluir cada vez mais. Pois amo correr e me faz muito bem”.

Ela lembra que já recebeu elogios de outras mulheres sobre sua história na corrida e acaba passando algumas dicas para inspirá-las: “Não sei se eu consegui inspirar outras mulheres, mas recebo muitos elogios, por exemplo: ‘Gostaria de correr como você’, ‘Como você fez para começar a correr assim’, ‘onde você treina’…”

Sobre os planos na corrida, Edi destacou qual é o seu objetivo principal: “Melhorar cada vez mais a condição física e, é claro, emagrecer, que é essencial para poder estar de bem comigo mesmo. Neste ano fui diagnosticada com gordura no fígado e algumas variações de taxas no sangue. Isso só me motivou ainda mais a praticar exercícios, pois, como disse, o corpo precisa estar forte e firme para podermos ter uma melhor qualidade de vida. Em relação ao meu objetivo com a corrida, quero fazer corridas presenciais e algumas de trail run, pois quero sentir a adrenalina de estar naquele momento com os corredores. Todos com um só objetivo. Liberdade, paz e felicidade”.

Parabéns, Edi!!! Você é um dos valiosos exemplos de que a corrida é, sim, para as mulheres e que vocês transformam esse esporte ainda mais fascinante. Que você e muitas outras mulheres construam um percurso de muitas conquistas e várias outras glórias. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. Aliás, todo dia é dia de vocês!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *