Como cansar menos na corrida

Alex dá dicas sobre como economizar energia na hora do treino

Você sabe o que é e como usar a energia elástica? Quem responde a essa dúvida constante dos corredores é o treinador de corrida Alex Tomé.

“Que o nosso corpo produz energia através do alimento que ingerimos, eu tenho certeza que você já sabe.

Mas sabia que nós, corredores, temos energia extra estocada que pode ser usada (ou não) pra te fazer correr cansando menos?

Nossa estrutura de membros inferiores funciona como um sistema de suspensão. Além de amortecer impacto, funciona como uma mola de propulsão. Cada vez que você aterrisa o pé no chão, essa mola se comprime.

Nesse momento, nossos tendões têm muita energia acumulada, que pode ser usada para dar a próxima passada, economizando a energia que seu corpo produziu através das gorduras e carboidratos.

Essa energia economizada faz com que você retarde o cansaço, podendo fazer mais kms ou correr mais rápido.

Para ter uma ideia, essa energia (chamada de energia elástica) pode compor até 43% do total de energia que você usa para correr. O problema é que, se não utilizada, dissipa muito rápido, e em menos de meio segundo você já começa perder esse estoque, precisando compensar usando energia metabólica.

Esse é um dos principais motivos que correr na areia fofa é tão difícil, por exemplo. Como o pé afunda, demoramos para dar mais uma passada, a energia dos tendões dissipa e praticamente toda a energia necessária vem da oxidação de substratos (carboidratos, gorduras, etc)

E é por esse motivo que o tempo de contato com o solo é tão importante na corrida. Quanto mais rápido você tocar o solo e fazer a próxima passada, mais energia elástica usa, e isso vai te cansar menos.

E a parte boa é que isso é treinável, você pode se tornar mais eficiente diminuindo o tempo que seu pé fica em contato com o solo e usando essa energia a seu favor.

Texto: @tome.alex

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *