Exercício físico multiplica 8 vezes sobrevivência ao coronavírus

Um estudo com pacientes hospitalizados por Covid-19 revela que manter a atividade física regular aumenta as chances de sobrevivência em até oito vezes em comparação com aqueles que levam uma vida sedentária. Essa é a principal conclusão da pesquisa realizada por cardiologistas do Instituto Cardiovascular do Hospital Clínico San Carlos (Madrid) e publicada na revista americana Infectious Diseases and Therapy.

O estudo foi realizado com uma amostra de 520 pacientes com idades entre 18 e 70 anos, todos internados por Covid-19 durante a primeira onda, de 15 de fevereiro a 15 de abril de 2020.

Esses pacientes foram divididos em dois grupos: aqueles que tinham vida sedentária (57,1% deles) e aqueles que faziam exercícios regulares por pelo menos 30 minutos duas vezes por semana (42,9%).

Benefícios do exercício físico contra COVID-19

Médicos do Instituto Cardiovascular do Hospital Clínica San Carlos de Madri destacam importância dos exercícios vírus na prevenção contra o vírus

“O grupo que manteve uma atividade física constante, leve ou moderada teve risco de mortalidade de 1,8%, contra 13,8% do grupo com estilo de vida sedentário”, disseram os autores para Isanidad.

“Todos nós sabemos a importância do exercício físico na prevenção de doenças como as de origem cardiovascular, mas agora esses pesquisadores puderam constatar sua importância contra o vírus. Pudemos verificar em pacientes hospitalizados com Covid-19 a influência transcendental da prática de exercícios físicos na sobrevida ou mortalidade desses pacientes”, afirmou Dr. Salgado, um dos médicos do estudo.

Mas eles não viram apenas que a atividade física desempenhava um papel importante. Eles também analisaram o estilo de vida da amostra. Entre os sedentários, eles viram que havia um percentual maior de fumantes (6,7% por 3,6%) e obesos (23,6% por 16,1%), respectivamente.

Da mesma forma, também observaram que pessoas sedentárias apresentaram maior taxa de insuficiência respiratória (53,9% por 35,9%), insuficiência renal (14,5% versus 6,3%) e internação hospitalar.

“Quando foi feito um estudo estatístico para reconhecer os fatores verdadeiramente independentes, observou-se que tanto a idade avançada quanto o tabagismo e a insuficiência renal eram fatores de risco independentes para mortalidade, como já havia sido visto em estudos anteriores; Mas o que foi realmente surpreendente e original foi observar como o sedentarismo apareceu como um preditor independente de mortalidade ”, explica o Dr. Salgado.

Até agora, “era recomendado controlar os fatores de risco e realizar exercícios físicos, mas sem muitas evidências científicas. No entanto, a partir de agora, o exercício físico regular passa a ser um fator primordial, pois reduz a possibilidade de morrer por Covid oito vezes quando a pessoa precisa de internação”, diz o Dr. Julián Pérez-Villacastín, diretor do Instituto Cardiovascular.

Fonte: Isanidad

2 Replies to “Exercício físico multiplica 8 vezes sobrevivência ao coronavírus

  1. ACHO QUE PARA QUEM GOSTA DE SE EXERCITAR E PEGARESSA DOENÇA ACHO QUE VAI AJUDAR MUITO ELE (A) FAZER O QUE GOSTA

    1. Matheus thebaldi. Muito obrigado pelas informações. Tenho 38 anos. gosto de correr. Sou amador. Se tem uma única coisa que eu, praticamente, não parei em momento nenhum (exceto marco e abril de 2020) foi com as corridas. Acredito que seria legal você levar isso para o YouTube e para o twitter. É uma mera sugestão. As pessoas precisam dessas informações que você trouxe. E eu só cheguei aqui por acaso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *