Importância do treino de, pelo menos, 15 minutos por dia

Ficar mais forte, em forma e mais eficiente não precisa significar horas de exercícios todos os  dias. Dê a si mesmo 15 minutos, e seu corpo pode dar a você um atleta imparável em troca. Confira a orientação do treinador David Roche, do Strava Brasil Club.

“Quando se pensa em consistência, é fácil focar nos benefícios psicológicos. Numerosos estudos sobre formação de hábitos mostram que realizar pequenas tarefas apenas algumas vezes por semana durante um mês pode apoiar uma mudança de comportamento duradoura. Isso é legal, e eu pessoalmente aplico isso na rotina de treinos. Mas o que mais me interessa, como treinador, é como o corpo se adapta a estímulos consistentes. Como os treinos diários curtos podem fazer uma grande diferença para o condicionamento físico?”

“A ciência da adaptação é obscura. Embora a parte do meu cérebro em busca de certezas queira dizer que o Resultado B segue a Intervenção A por um caminho direto, o fluxograma real dos processos subjacentes no nível celular está cheio de rabiscos e curvas. A variação mais importante de um modelo de adaptação linear acontece quando um estímulo é introduzido pela primeira vez. Muitos estudos e estudos de caso (especialmente em atletas menos experientes) seguem um padrão:

Intervenção A – Uma pequena dose de exercício, cerca de 15 minutos por dia, às vezes com intensidade.

Resultado B – Quatro a seis semanas depois, um atleta significativamente mais forte e mais rápido.

“Esse crescimento exponencial é tão comum que imagino que tenha pouco a ver com o protocolo de estudo específico e mais a ver com a fisiologia subjacente do progresso atlético inicial”.

Treinador David Roche

O especialista tem quatro explicações favoritas:

💪 Adaptações musculoesqueléticas: o recrutamento e o fortalecimento das fibras musculares começam com qualquer estímulo, não importa o quão pequeno

🚴‍♀️ Adaptações aeróbicas: há algumas evidências de que as adaptações aos sistemas aeróbio e cardiovascular são mais rápidas logo após o início do exercício

🤸‍♂️ Neuromuscular: Eficiência de movimento dispara com consistência

👣 Epigenética: Com esportes de resistência, estímulos relativamente pequenos podem começar a transformar algumas dessas chaves epigenéticas em direção à resistência.”

Fonte: David Roche (Strava Brasil Club)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *