Covid-19: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde emite nota

“É imprescindível que as estratégias e ações institucionais relacionadas à promoção da  atividade física sejam reforçadas em todos os grupos sociais”. Esse é um dos trechos de nota recente emitida pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

O tema da nota é Atividade física e Covid-19″. Confira na íntegra:

Desde os momentos iniciais da pandemia de Covid-19, pesquisadores vêm se
mobilizando para explorar as possíveis relações entre atividade física e Covid-19.
Visando informar e fomentar, com base no conhecimento científico, o debate sobre a temática, a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) posiciona-se, por meio desta nota, tomando como base a evidência de dois estudos que possuem elevado impacto para a área.

Em outubro de 2020, foi apresentado o trabalho de Yates et al., elaborado a
partir dos dados de 412.596 adultos e idosos participantes do UK Biobank. Este estudo encontrou que pessoas que fazem caminhadas mais rápidas (≥ 6,4 km/h) possuem menor chance de apresentarem desfechos mais graves da Covid-19.

Complementarmente, o mesmo estudo também sugere que pessoas que caminham em velocidade igual ou inferior à 4,8 km/h configuram-se como grupo de alto risco de desfechos mais graves da Covid-19, independente de serem obesas ou não.

Mais recentemente, em abril de 2021, o estudo de Sallis et al. apontou, a partir
dos dados de 48.440 adultos, que pessoas fisicamente inativas possuem maiores
chances de hospitalização, admissão em unidades de terapia intensivas (UTI) e morte por Covid-19, quando comparadas àquelas que acumulam, pelo menos, 150 minutos semanais de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa.

Isso posto, é imprescindível que as estratégias e ações institucionais relacionadas
à promoção da atividade física sejam reforçadas em todos os grupos sociais. O
conhecimento vigente aponta que a vulnerabilidade está associada tanto a maiores impactos da Covid-19 como à inatividade física no tempo de lazer.

Por fim, vale mencionar que a ciência, aos poucos, vem dirimindo as dúvidas
sobre a importância da atividade física em relação à Covid-19 e que é papel da SBAFS fomentar o debate dentro do conhecimento disponível. Percebendo-se que a pandemia da Covid-19 ocasionou a redução dos níveis de atividade física em distintos pontos do país, recomenda-se que estratégias para sua promoção, neste momento, tenham olhar humanizado.

Destaca-se ainda que mulheres, pessoas com mais idade e menor escolaridade e renda praticam menos atividade física no seu tempo livre.

Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Com a contribuição do Prof. Dr. Pedro Hallal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *