Daniel Nascimento faz índice olímpico em sua estreia na maratona

O fundista Daniel Ferreira do Nascimento estreou na maratona e de cara, na primeira prova de sua carreira, obteve o índice olímpico no último domingo (23/5), ao completar os 42,195 km em 2:09.04 no Campeonato Nacional de Maratona “El Bicentenario del Perú”, no Circuito de Praias, entre os distritos de San Miguel e Magdalena.

A prova foi organizada pela Federação Desportiva Peruana de Atletismo. Foi a melhor estreia de um sul-americano na distância em toda a história. O segundo colocado na maratona foi Ulises Jhamer Martin (2:13.28) e o terceiro, John Deivis Tello (2:14.19).

Daniel (ABDA – Associação Bauruense de Desportes Aquáticos) bateu em mais de 2 minutos o índice exigido pela World Athletics para a qualificação nos Jogos de Tóquio, que é 2:11.30 – a maratona olímpica será disputada em Sapporo, no Japão.

“Estava treinando no Quênia, muito focado para fazer o índice olímpico e não tinha provas. Graças a Deus o Peru sediou uma maratona… Pensei: vou voltar ao Peru, país em que competi meu primeiro Sul-Americano quando tinha 13 anos. Vim pela Europa porque não estão aceitando voos vindos do Brasil e estou muito feliz. O percurso é muito bom, rápido, o clima estava perfeito e entrei muito focado no que eu queria”, disse Daniel, que precisou de muita força mental para se manter em um bom ritmo no quilômetro 40.

“Ainda bem que deu certo e eu acabei fazendo a marca e o índice olímpico”, completou.

O treinador Neto Gonçalves disse que havia o planejamento para Daniel correr uma maratona este ano, mas que as provas foram sendo canceladas por causa da pandemia da COVID-19. Daniel decidiu ir para o Quênia – ficou 42 dias treinando na cidade Iten, a 2.400 m de altitude. “Ele sempre quis ir para o Quênia, aprender, treinar com eles, com alguns dos melhores fundistas do mundo. Fechou um patrocínio para as passagens e foi para o Quênia. Lá, surgiu a oportunidade de correr essa maratona no Peru, foi e baixou em dois minutos o índice”, disse Neto.

A marca de Daniel é a quinta melhor da história na América do Sul, atrás de outros quatro brasileiros: Ronaldo da Costa (2:06:05), em Berlim; Marilson Gomes dos Santos (2:06:34), em Londres; Vanderlei Cordeiro de Lima (2:08:31), em Tóquio; e Luiz Antônio dos Santos (2:08:55), em Roterdã. O resultado é também o melhor da história alcançado em competição na América do Sul.

No Brasil, Daniel, que nasceu em Paraguaçu Paulista, treina em Bauru e na cidade de Fernão, onde mora sua mãe. Está com Neto Gonçalves desde maio de 2019. Entre os resultados mais recentes de Daniel, estão o de brasileiro melhor colocado na São Silvestre 2019, em que conquistou o 11º lugar.

Em 2020, o atleta foi campeão da 14ª Meia Maratona de São Paulo, o que garantiu a ele vaga no Mundial de Meia Maratona, na Polônia, no qual ficou na 93ª colocação. Daniel Nascimento também representou o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, no Canadá, onde conquistou o 8º lugar, depois de conquistar o título brasileiro em Serra (ES).

Com a qualificação de Daniel, o Brasil passa a ter três atletas classificados para os Jogos Olímpicos na maratona. Já têm vagas Paulo Roberto de Almeida Paula (2:10:08) e Daniel Chaves da Silva (2:11:10). O prazo para a obtenção de índice termina no dia 31 de maio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *