Treinador dá dicas para atletas na retomada do calendário de corridas

Após tanto tempo de espera, o calendário de corridas no Espírito Santo está movimentado neste segundo semestre. Apesar de toda a saudade dos corredores, a dica é não sair fazendo todas as provas que aparecerem pela frente.

Foco. Essa foi a orientação dada pelo profissional de Educação Física Nei Robson, responsável pelo grupo NR Esportes. Confira o bate-papo do especialista com o Blog Corrida de Rua.

As corridas estão voltando neste segundo semestre. Depois de tanto tempo sem provas, dá pra sair fazendo tudo ou melhor filtrar?

Nei: “O ideal é filtrar. Lembrando que o atleta deve saber qual é o seu objetivo principal: 5 ou 10km. Então, se eu sou um corredor de 5 quilômetros, eu vou procurar as corridas dessa distância. Se sou um corredor de meia maratona, eu vou procurar fazer as corridas de meia maratona, e por aí vai. Isso serve para todas as quilometragens”.

Para quem ficou muito tempo parado na pandemia e não conseguiu manter os treinos, ainda dá tempo de participar das provas este ano?

“Para quem ficou muito tempo parado na pandemia e não conseguiu manter os treinos, ainda dá tempo de participar, mas voltando aos poucos, né? Alguns atletas não pararam de treinar, mas quando você tem um objetivo chave, você treina muito melhor, você tem um desenvolvimento melhor.

Quando você está participando de uma corrida, também existe a adrenalina da prova, que faz você correr um pouco mais rápido. Então, quando tem uma prova alvo, os treinos também são melhores. Você aumenta o seu objetivo e a vontade de querer participar da prova, querer ganhar ou querer melhorar o seu tempo”.

Após muito tempo sem provas oficiais, pode alterar o rendimento dos corredores nestas próximas corridas?

“Com certeza. Lembrando que alguns atletas precisavam de um descanso, estavam fazendo muitas provas. Para outros atletas, esse descanso é ruim, quebra um pouco o ritmo. Pra alguns, esse descanso é bom, pois deu uma uma relaxada aí em atletas que estavam vindo de inúmeras provas”.

Qual deve ser a periodicidade média dos treinos para se preparar para uma prova?

“Acredito que três vezes na semana, tentando intercalar, dando 48 horas de descanso, fazendo segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado, para dar um descanso também pras articulações. Indico fazer um trabalho bacana de fortalecimento, alongamento e mobilidade nos dias alternados para evitar lesão e não machucar.

Reforço sempre o cuidado de não sair correndo todo dia e correr atrás do prejuízo. Alguns atletas poderão ter um rendimento maior, pois tiveram descanso bacana. Outros atletas perderam pouco o rendimento e o time dos treinos. Principal dica é voltar com calma para novamente correr em alto nível”.

Acha importante essa retomada das corridas?

“Acho importante sim. Muitas pessoas sobrevivem de eventos. Particularmente, a gente (corridas da NR Esportes) só deve voltar ano que vem, por conta da grande demanda que estou tendo de alunos no estúdio, funcional, academia e personal.

Acho bacana a retomada para quem está conseguindo fazer evento e seguindo os protocolos. Vamos torcer para que no ano que vem voltar a bombar tudo de vez”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *