Influenciadora Ju Winterink vai em busca da maratona perfeita 

Formada em moda, fotografia e marketing, Juliana é influenciadora e modelo e brinca que está no esporte desde que nasceu, pois como era hiperativa, sua mãe a colocou logo cedo para praticar mil esportes. A corrida veio mais tarde, quando realmente já entendia o que estava fazendo. Depois, se apaixonou pelo triathlon, ciclismo e, é claro, as longas distâncias.

Já foram 4 maratonas – Buenos Aires, Rio de Janeiro, Chicago e Los Angeles – e, agora, foi convidada para encarar a Maratona Fila como sua quinta prova de 42.195m.

Com o auxílio da Care Club, que é um Health Club que oferece, em um único espaço, uma rede de profissionais especializados com as melhores tecnologias, ela tem se preparado com educadores físicos e fisioterapeutas e fez até exames mais complexos, como o teste ergoespirométrico.

O Dr. Marcelo de Moura, cardiologista da Care Club, foi quem aplicou o teste ergoespirométrico na modelo e explica que todo praticante de atividade física deve realizar ao menos um desses para praticar com segurança o esporte. “Até mesmo o ergométrico é uma opção interessante. Pensando apenas na prevenção cardiovascular, o exame deve ser feito anualmente a partir dos 35 anos, já quando falamos em performance é recomendado a cada 6 a 12 meses.”

Um detalhe importante, que tanto o médico quanto Juliana ressaltam, é a importância de alinhar o resultado do teste com o treinador da corrida, caso esse seja o objetivo. “O teste é um importante indicador para avaliar uma pré-participação em eventos, auxiliando assim a definição de ritmo e estratégia para a execução de uma prova mais segura e que terá maiores chances de ser concluída com sucesso”, diz o Dr. Marcelo.

Ju conta que já havia feito o teste há 6 anos atrás e não se lembrava e que foi mais difícil do que imaginava, por não estar acostumada com a dificuldade de respirar, os fios entre outras adversidades, mas que já sente diferença nos treinos após receber o resultado. “Acabei parando antes do meu limite pelo incômodo, mesmo assim o resultado foi ótimo e a partir dele o meu treinador conseguiu traçar melhor as zonas de corrida, sabendo quando posso ou não puxar mais e até onde aguento sem quebrar. É incrível!”

O Dr. Marcelo alerta que esse teste deve ser solicitado por um médico da área e ser realizado por um especialista habilitado, já que existem contra indicações, mas que estão associadas a patologias prévias.

Enquanto isso, Ju segue a todo vapor em sua preparação, com a ajuda dos especialistas da Care Club, para a Maratona Fila que tem data marcada para o dia 31 de outubro. “Todo esse acompanhamento serve bem mais do que apenas para a maratona, mas sim para toda uma estratégia de performance no esporte. Me sinto mais segura e mesmo quando acho que não vou aguentar, dou meu máximo já que sei que tudo está preparado perfeitamente para mim, inclusive tudo isso ajudou até a parte psicológica da minha preparação”, finaliza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *