Crioterapia: benefícios e cuidados para utilizar a banheira de gelo

Colocar uma compressa de gelo para aliviar alguma dor é bem comum entre praticantes de  esporte. Buscando potencializar os benefícios desse recurso, foi criada a crioterapia, um  procedimento que nada mais é que a imersão em uma banheira de gelo ou de água gelada.

O fisioterapeuta da Care Club, um espaço de promoção à saúde e qualidade de vida, Nikollas Roselli, explica que esse recurso costuma ser utilizado no período do recovery, pós-exercício, com o objetivo de gerar uma ação anti-inflamatória.

“Ele ajuda a diminuir a dor muscular tardia, aquela que ocorre até 48h após exercícios mais intensos”.

Nikollas explica que técnica aumenta a circulação e facilita a chegada de células anti-inflamatórias na musculatura (Imagem: Care Club/Divulgação)

A crioterapia age por meio da vasoconstrição e vasodilatação, aumentando a circulação e facilitando a chegada de células anti-inflamatórias na musculatura, acelerando assim a recuperação e reabilitação dos atletas.

“Outro ponto positivo do uso da técnica é a questão analgésica, que ajuda a
inibir e até aliviar a dor”.

Inúmeros são os benefícios, mas também são necessários alguns cuidados. “O ideal é não fazer a imersão do tronco/peito sem supervisão e indicação, não passar mais de 15 minutos na crioimersão e não realizar a técnica antes da prática do esporte”, explica o fisioterapeuta.

Existem dúvidas sobre o uso de compressas de calor e de gelo. “A principal função do gelo é desinflamar a região em questão, então deve ser utilizado para lesões agudas, no caso da crioimersão após alguma atividade vigorosa.

Já o calor colabora na “pró inflamação” com o relaxamento de musculatura. Os melhores momentos para utilizá-lo são em contraturas musculares, quando você sente meio travado. “É muito usado para dor nas costas ou trapézio”, diz Nikollas.

Todos os praticantes de esportes podem usar esse método sempre que o treino ou competição exigir muito do corpo do atleta recomenda-se a crioterapia, já que ele proporciona uma melhor recuperação para o músculo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *