Corredor de 61 anos voa nas pistas e impressiona com sua velocidade

Quem não se impressiona ao ver um corredor de 61 anos com um pace médio de 4:00? Qual o segredo para o contador José Líbano alcançar essa velocidade nessa idade?

“Eu diria que é uma condição de escolha. Muitos preferem resistência (corrida longa), outros são fascinados por velocidade (corridas curtas) e aí entra o treinamento específico. São estes os segredos:
1- consistência
2- treino intervalados
3 – fazer tiros
4- exercícios de fortalecimento e muito alongamento.

Aí é deixar a paixão te levar”.

Temidos por muitos, os treinos de tiro fazem parte da planilha do atleta da melhor idade. “Faço treinamento de tiro, intervalados, treino na areia e morro. Agora sempre gostei de correr forte. Quando adolescente, jogava futebol e era ponta esquerda e eu corria muito rápido. Tinha explosão”.

Líbano conta que muitas pessoas se impressionam com o seu pace. “Não é fácil uma pessoa com 61 anos ,correr abaixo de 4:00 e eu consigo. Me chamam de bruto. Eu diria que sou um amante da velocidade”.

E qual a dica que ele dá para corredores de rua dessa faixa etária que desejam correr também? “Primeiro fazer os exames necessários para verificar a condição física. Buscar uma alimentação saudável e, se necessário, fazer uma reeducação alimentar. Encontrar um especialista e começar a treinar, seja em academia, seja circuito de praia, mas sempre com acompanhamento de um profissional. E o principal: a vontade de mudar, de buscar qualidade de vida,  de se sentir bem com você. E posso dizer: A idade é só um número. Você é que determina a idade fisiológica para você”.

História
Mesmo com uma hérnia de disco na lombar, ele começou a correr há 11 anos, apesar da recomendação médica de que ele teria que operar. Foi quando ele resolveu mudar de vida.

Pesando 77 quilos, ele começou uma reeducação alimentar e procurou orientação profissional. Já são 120 corridas oficiais no currículo.

A última foi a Meia de Vitória, na qual literalmente voou, conquistando a sétima colocação geral e primeiro na faixa etária no percurso 7,5 km. “Corri na frente com os garotos e me senti muito bem. Foi sensacional. Simplesmente voei baixo: 3,43 no primeiro km e 4,02 no segundo”.

O próximo desafio já está lançado. No próximo domingo (19), vai encarar a Corrida dos Bombeiros Banestes, que tem um percurso de 10,5km, com ida e volta na Terceira Ponte.

Benefícios 

Nei Robson

O profissional de Educação Física e treinador de corrida Nei Robson afirma que a corrida traz muitos benefícios na terceira idade. “A corrida é uma forma de prevenir ou controlar as alterações funcionais nessa faixa etária. São muitos os benefícios: auxilia no resgate da autoestima e na reintegração social, na independência para realizar atividades diárias, no controle de peso, na melhora da densidade óssea e na redução de problemas com diabetes e hipertensão arterial”.

Alerta
Como alerta para os corredores da melhor idade que desejam começar a correr, o professor orienta buscar uma orientação profissional e passar por exames médicos como medida preventiva. Mas dá todo apoio para que cada vez mais idosos pratiquem a modalidade. “Correr fortalece o coração, estimula a circulação sanguínea e libera as vias respiratórias”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *