Especialista dá dicas para encarar a primeira maratona

Tem o sonho de fazer a primeira maratona este ano, mas tem medo de encarar a prova por achar que a distância de 42.195 metros é uma “coisa de outro mundo”? Com preparo do corpo e da mente, isso pode se tornar uma realidade.

Para ajudar os corredores nessa missão, o professor de Educação Física e especialista em corrida Nei Robson vai dar uma mão para você chegar lá e conquistar sua sonhada medalha.

Para começar, ele antecipa que o tempo mínimo de preparação deve ser, em média, de 20 semanas. Outra dica é procurar um profissional para auxiliar você na planilha de treinos.

Preparação

“O atleta terá êxito na maratona quando ele consegue se preparar sem interrupções, conseguindo conciliar família e trabalho, e fazendo os longões. O ideal é que o atleta também já tenha certa experiência em meias maratonas”.

Quantidade de treinos por semana

“Com três vezes em dias alternados por semana, o atleta consegue ter êxito na preparação. Mas é bom reforçar que o corredor precisa também fazer treinos de fortalecimento”.

Longões

“O ideal é separar os finais de semana para treinos mais longos, que vão crescendo ao longo das semanas. A dica que damos para não perder a motivação é variar os percursos e treinar com alguém que também esteja se preparando para uma maratona. São treinos que giram em torno de 30km, ou seja, exigem disposição e tempo. Também é importante destinar treinos para regeneração, de forma a recuperar o corpo”.

Mente

“Um dos segredos para fazer uma maratona é exercitar a mente e manter o foco. Sempre frisamos isso para evitar que o corredor “quebre” na hora que bater o cansaço. O principal é não pensar no 42º km logo no 1ºkm. É pensar em quatro provas de 10km. Se você quiser o pace 5:00 nos 42km, é pensar que a cada 50 minutos eu tenho que fazer 10km. Assim fica mais fácil. Quando você chegar no km 30, vai ver que só faltam 12, uma distância de percurso que você está acostumado a fazer. Vai fazendo uma ligação para ficar mais palpável para o seu cérebro. Não é tão longo assim. Tipo assim: eu já fiz isso antes”.

Rotina

“Fazer 42km é uma mudança de patamar na vida do corredor! É criar uma nova rotina, é conviver com treinos intensos e com grandes volumes! É sair de sua zona de conforto, mas correr se divertindo, sem pressão por tempo e velocidade. Digo que correr a maratona é fácil! Difícil mesmo são os treinos para chegar até esse momento! Porque a sensação de atravessar a linha de chegada e dizer ‘EU CONSEGUI’ é algo inexplicável!”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *