Serra recebe o Sul-Americano e o Pan-Americano de Cross Country

Os Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano de Cross Country, que serão disputados neste domingo (27/3) em Serra, no Espírito Santo, abrem a série de competições internacionais que o Brasil vai receber este ano, seguindo as novas diretrizes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de dar oportunidade de os atletas nacionais participarem de competições importantes com estrangeiros, no sentido da evolução e crescimento individual dos participantes.

A competição será realizada em um circuito de 2 km no Condomínio Alphaville Jacuhy, na Rodovia do Contorno, Km 278 (BR 101), das 7 às 12 horas e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da CBAt. A previsão é de temperatura elevada no horário da prova.

No total, a competição reunirá 371 participantes – 91 nas competições internacionais e 280 nas provas destinadas para crianças, jovens e adultos amadores. A competição recebeu a inscrição de atletas do Canadá, México, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Fotos: Wagner Carmo/CBAt

O Brasil terá 36 atletas nas competições deste domingo, nas categorias adulta, sub-20 e sub-18. Todos foram convocados em função dos resultados alcançados na Copa Brasil Loterias Caixa no dia 13 de março, também em Serra, mesmo local onde será a disputa deste domingo.

Entre os destaques brasileiros no adulto estão a catarinense Simone Ponte Ferraz (SC), a pernambucana Maria Lucineida Moreira (PE) e a baiana Núbia de Oliveira Silva (PE) no adulto feminino, as três primeiras colocadas na Copa Brasil. No masculino, as atrações brasileiras são o mato-grossense Wendell Jerônimo Souza (MT), o potiguar Marciel Miranda de Almeida (RN) e o mineiro Gilberto Silvestre Lopes (SP), ganhadores do ouro, prata e bronze no dia 13.

“Estou muito feliz com a convocação para representar o Brasil. Espero fazer uma excelente prova. Me senti muito tranquila, muito solta, muito à vontade na Copa Brasil”, lembrou Simone, corredora de 32 anos, campeã da Copa Brasil, e representante do País nos 3.000 m com obstáculos nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. “Espero que enfrentando adversárias mais fortes, de outros países, eu consiga lutar por um lugar no pódio novamente.”

A delegação tem dois gêmeos: Gilberto e Gilmar Silvestre, no adulto masculino, e Helena e Ana Mees Valério, na categoria sub-18, válida apenas para o Campeonato Sul-Americano de Cross. Entre os inscritos está também Manuel Tsiwario, de 16 anos, da etnia Xavante, na categoria sub-18. Ainda não fala português, mas representará o Brasil.

Dos 36 brasileiros convocados, o País será representado por atletas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

“O Brasil terá uma equipe forte, com atletas que passaram pelas etapas regionais e depois pela final. Mais uma vez teremos uma equipe completa, o que nos dá um grande orgulho. Esta é a mais brasileira das seleções”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, referindo-se ao critério que envolveu a disputa de etapas regionais e a nacional.

A delegação brasileira terá Alcides dos Santos Gonçalves Neto (SP), como treinador-chefe, além dos treinadores Marcos Gomes da Silva (RN), Abel Curtinove (SC), Sivirino Souza dos Santos (MT), Cristiano Ribeiro (PR), Evellin Ianca dos Passos (SP), Dione D’Agostini Chillemi (PR) e Alex Sandro de Jesus Lopes (SP).

O médico será Fabio Krebs Goncalves (RS), acompanhado dos fisioterapeutas Flávia Rocco Siqueira (SP) e Cláudio Munaretto (MT) e da massoterapeuta Flora Cristina Ferreira da Silva (RJ).

Os representantes do Brasil

Feminino
10 km Adulto
Simone Ponte Ferraz (SC)
Maria Lucineida da Silva Moreira (PE)
Núbia de Oliveira Silva (PE)
Helen Spadari (PR)
Nicole Palhares Mello (SP)
Amanda Aparecida de Oliveira (MG)

6 km – Sub-20
Gabriela de Freitas Tardivo (PR)
Aylana Ferreira Cezar (SP)
Ana Beatriz Trajano (SP)
Francielly da Silva Marcondes (MT)
Marcieli de Cassia Sousa Ferreira (PB)
Dhenifer Fernandes Vaz (PR)

4 km – Sub-18
Helena Mees Valério (PR)
Ana Mees Valério (PR)
Marcella Cocenza Marinelli (SP)
Bianca Cristine Davi de Souza (PR)
Miriana Matos Cordeiro (DF)
Samara Santos Caetano (PR)

Masculino
10 km Adulto
Wendell Jerônimo Souza (MT)
Marciel Miranda de Almeida (RN)
Gilberto Silvestre Lopes (SP)
Gilmar Silvestre Lopes (SP)
Sávio de Paula Rodriques (MG)
Everton Silva Lima (PE)

8 km – Sub-20
Jânio Marcos Gonçalves Varjão (MT)
Emanuel Silva Santos (RN)
Vitor Miguel Redlinski (SC)
Bruno Diego Oliveira do Prado (SP)
Bernardo Luiz Prior (RS)
Kauê Orvalho de Almeida Domingues (SP)

6 km – Sub-18
Vinícius Moraes Costa (SP)
Pedro Henrique da Luz de Freitas (RS)
Luiz Guilherme Maciel Melo (CE)
Manuel Tsiwario (MT)
Gabriel José Padilha Ferraz (PR)
Railton de Oliveira Ramos (BA)

Mais informações – CLIQUE AQUI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *