Especialistas dão dicas para mandar bem na Maratona de Vitória

Fotos: Foco Radical

Foto: Foco Radical

Os corredores já estão nos momentos finais da preparação para a Maratona de Vitória, que acontece no próximo domingo (11), mas ainda dá tempo de colocar em prática algumas dicas de especialistas.

Para ajudar os maratonistas nessa missão de encarar os 42,195km, o professor de Educação Física e especialista em corrida Nei Robson dá uma mão para você chegar lá e conquistar sua sonhada medalha.

“Um dos segredos para fazer uma maratona é exercitar a mente e manter o foco. Sempre frisamos isso para evitar que o corredor “quebre” na hora que bater o cansaço. O principal é não pensar no 42º km logo no 1ºkm. É pensar em quatro provas de 10km. Se você quiser o pace 5:00 nos 42km, é pensar que a cada 50 minutos eu tenho que fazer 10km. Assim fica mais fácil. Quando você chegar no km 30, vai ver que só faltam 12, uma distância de percurso que você está acostumado a fazer. Vai fazendo uma ligação para ficar mais palpável para o seu cérebro. Não é tão longo assim. Tipo assim: eu já fiz isso antes”, disse Nei.

Emoção

Ele também falou da emoção e do clima que cercam uma maratona: “Digo para os meus alunos/clientes que correr a corrida é fácil! Difícil mesmo são os treinos para chegar até esse momento! Então! Acredite no seu treino! O pior já passou! Fiz mais de 10 meias e 2 maratonas! Faça acontecer! Se divirta! Se emocione! Só você sabe dos seus limites! O descanso antes da prova e uma alimentação legal sempre têm que fazer parte do seu planejamento de treino. Sabemos que envolve um turbilhão de emoções, principalmente para a sua primeira maratona”.

TÊNIS CERTO: sempre o que for mais confortável.

Alimentação

A Care Club, por meio da nutricionista Flora Morales, tem informações importantes para nenhum corredor errar no encerramento de mais esse ciclo.

Como sabemos, a maratona é um grande desafio para os atletas, já que gera desgaste muscular, fisiológico e psicológico. Dessa forma, uma alimentação variada ajuda a equilibrar a energia e os nutrientes necessários para melhorar a performance e a recuperação.

A nutricionista Flora Morales explica que o aumento no volume de treinos gera uma necessidade maior de aporte calórico, mas nada de comer só besteira. “Procure incluir alimentos fontes de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pães e frutas) e proteínas de origem animal (carne, frango, peixe e ovos) ou vegetal (leguminosas como feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, tofu) nas principais refeições.”

A inclusão de verduras e legumes é extremamente importante para manter as necessidades de micronutrientes, que fornecem vitaminas, minerais, além de componentes anti-inflamatórios e antioxidantes que auxiliam na recuperação, transporte de nutrientes, imunidade, disposição e sono. Todos esses são pilares essenciais para fazer uma
boa prova.

Outra dica importante: quem está treinando para uma maratona não pode brincar, e nunca experimente nada no dia da prova

Alimentação pré e pós-prova
Dias antes da maratona é necessário começar o carregamento de carboidratos com a intenção de encher os estoques de glicogênio muscular e hepático. Evite alimentos fontes de gordura ou fibras, porque estimulam o intestino, que já vai sofrer com a intensidade da corrida.

A nutricionista ressalta: “Fique de olho na hidratação, sem água não há transporte de oxigênio e nutrientes, no restante prefira suco de uva concentrado, pão com geleia, bolo simples, torradas, frutas e mel.”

Ao finalizar a prova, o corpo está com os estoques baixos, então é hora de repor tudo. Carboidrato, proteína, vitaminas, minerais, antioxidantes e água. “Além de uma boa refeição sólida, com todos os grupos alimentares, indico suplementos de rápida absorção como um recovery (que já vem completo) ou isotônico junto a uma proteína (whey proteína
ou proteína vegetal)”, explica Flora.

Como é de praxe, evite experimentar novos suplementos ou alimentos durante a prova, eles podem gerar desconfortos gastrointestinais que prejudicam o desempenho e, em alguns casos, até impedir que o atleta complete o seu objetivo.

Foto: Foco Radical

Sobre o percurso:

Corrida de 42KM: Largada às 5h30 e chegada na Praça do Papa.
Corrida de 21KM: Largada às 6h15 na Ufes e chegada na Praça do Papa.
Corrida de 7,5KM: Largada às 6h30 no Sambão do Povo com chegada na Praça do Papa.

Entrega de kit

Sexta-feira (9/09): das 9 às 18 horas
Sábado (10/09): das 10 às 15 horas
Local: Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sesport) – Rua Cel.Schwab Filho – Bento Ferreira
* Não haverá entrega do Kit no dia da corrida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *