Turbinando a corrida com suplementos naturais

Os alimentos e suplementos naturais, ricos em nutrientes, podem oferecer aos corredores a vantagem competitiva que buscam. Eles fornecem uma forma saudável e sustentável de melhorar o desempenho. Esta nova tendência está redefinindo como os corredores lidam com a nutrição e a recuperação, permitindo que alcancem seus objetivos de forma mais eficiente e prazerosa.

Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida, separou sete alimentos que funcionam como suplementos naturais:

  1. Suco de beterraba: é uma fonte natural de nitratos, que pode melhorar a eficiência na corrida ao serem convertidos em óxido nítrico no corpo. Isso melhora a circulação sanguínea e a entrega de oxigênio para os músculos, potencializando a resistência durante o exercício.
  2. Banana: a fruta fornece carboidrato de rápida absorção e potássio, importantes para manter os níveis de energia durante longos períodos de exercício, além de ajudar na prevenção de cãibras musculares.
  3. Frutas vermelhas: morangos, framboesas, amoras e mirtilos são fontes de antioxidantes, que podem ajudar a proteger os músculos do dano oxidativo que ocorre durante exercícios intensos. Além disso, fornecem carboidratos para repor as reservas de energia após o exercício.
  4. Tofu: é uma excelente fonte de proteína vegetal essencial para a recuperação e reconstrução muscular após a corrida. Consumi-lo após o treino pode ajudar a minimizar a dor muscular e melhorar a recuperação.
  5. Quinoa: é uma fonte de carboidratos complexos que fornece energia de liberação lenta. Também contém todos os nove aminoácidos essenciais, tornando-se uma fonte completa de proteína, o que ajuda na recuperação muscular.
  6. Chia: as sementes são ricas em fibras solúveis, proteínas e outros nutrientes. Elas também são uma fonte de energia de liberação lenta, que pode sustentar a resistência durante a corrida.
  7. Amêndoas: além de serem fonte de proteínas, as amêndoas contêm vitamina E, um antioxidante que pode ajudar a reduzir os danos de radicais livres causados pela atividade física. Também são uma boa fonte de magnésio, importante para a função muscular e pode ajudar a prevenir cãibras.

Ao optar por uma abordagem mais natural para a suplementação, os corredores podem desfrutar de benefícios como melhor recuperação, aumento da energia e melhor desempenho geral. Este novo foco na suplementação natural representa um passo positivo para a saúde e bem-estar dos corredores em todo o mundo.

Reposição de eletrólitos é primordial para quem gosta de correr 

“Com a ascensão da corrida como atividade física preferida para muitos, é essencial entender como os suplementos naturais podem otimizar o desempenho e a recuperação. A natureza nos fornece uma série de substâncias que, quando usadas corretamente, podem proporcionar uma energia sustentável, melhorar a resistência e acelerar a recuperação”, aponta Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida.

Segundo a especialista, são bastante comuns a desidratação e a perda significativa de eletrólitos como sódio, cloreto, magnésio, zinco e potássio durante uma atividade física puxada como a corrida.

“Caso o corpo não consiga repor esses nutrientes de forma eficaz, o rendimento esportivo e até mesmo à saúde podem ser negativamente afetados. Portanto, é crucial encontrar métodos saudáveis para hidratação e reabastecimento de vitaminas e minerais durante treinamentos e competições esportivas”, aconselha.

Alessandra destaca o Hydra Energy, uma bebida isotônica produzida pela Puravida, que contém os principais eletrólitos necessários para o corpo: sódio, potássio, magnésio e cálcio.

“Com apenas uma dose, é possível consumir elementos vitais durante o treino como eletrólitos, minerais, vitaminas, aminoácidos, além da cafeína, que impulsiona o desempenho físico, e a palatinose, um carboidrato inteligente extraído da beterraba, que fornece energia de maneira equilibrada e saudável. Todos se apresentam de maneira balanceada, em quantidades adequadas e na proporção certa entre eles. Adicionalmente, incluímos as vitaminas B1, B5, B6, B9, B12 e a vitamina C”, finaliza Feltre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *