Faltam dois meses para a Dez Milhas Garoto

A dois meses da corrida mais gostosa e tradicional do Estado, a Dez Milhas Garoto, que este ano chega à 32ª edição, essa é a hora de fortalecer os treinamentos.

A prova está marcada para o dia 24 de setembro. Quem já correu sabe que a experiência é incrível e também desafiadora. Afinal, são 16km pela frente e a temida subida da Terceira Ponte.

Quem vai correr pela primeira vez e vive a expectativa da prova deve adotar alguns cuidados, mas vai aí um aviso: ainda dá tempo!!!

professor de Educação Física e treinador de corridas Nei Robson, do Grupo NR Esportes, explica que correr 16 km não é uma tarefa fácil e que, na verdade, exige muito planejamento para preparar o físico e também o psicológico.

“A preparação para uma corrida é gradual. Correr não é uma simples atitude de colocar um tênis no pé e sair correndo. Existe todo um planejamento de acertar posturas, passadas, educativos, ajustes de corrida e respiração, além de criar estratégias, objetivos e metas para motivar a conclusão da prova”, destaca.

Com o calendário apertando e a prova se aproximando, Robson indica que quem já começou os treinos deve ter como estratégia uma boa rodagem e aumentar as distâncias percorridas.

“Outro ponto fundamental é alternar a corrida com treinos de força, dando um intervalo de 48 horas de descanso nos dias de corridas. Minha dica é realizar três treinos de corrida por semana, fazendo segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado, para dar um descanso também pras articulações”, destaca Nei.

Fortalecimento

É de suma importância o trabalho dos músculos mais importantes da corrida, que são os músculos propulsores, como panturrilha, quadríceps e glúteos. Esses músculos, quanto mais fortes e ativos estiverem, conseguem evitar mais a sobrecarga muscular.

Adequar os volumes dos treinos (duração e intensidade) tanto da corrida quanto do treinamento de força, ter uma periodização adequada dos treinos e dar o descanso correto são essenciais para evitar o aparecimento de lesões e ocasionar o overtraining.

Iniciantes

No caso de iniciantes, também é possível participar da prova, mesmo que o tempo mínimo recomendado para começar a treinar seja de quatro a seis meses de antecedência.

Nei esclarece que quem está começando a treinar agora pode fazer uma corrida intervalada entre trotes e caminhadas, sem focar no tempo para completar a prova.

“Para o iniciante que nunca correu e tem o sonho de fazer a Dez Milhas Garoto, o grande problema é sempre achar que no mês seguinte dá para começar. Ideal é começar agora para ter tranquilidade, pois imprevistos acontecem e interrupções podem gerar prejuízo na evolução. Se tiver foco e continuidade, dá para completar, mas sem puxar com intensidade. O ideal é começar com treinos curtos de 20 a 30 minutos, alternando trote e caminhada, de acordo com seu condicionamento. Inicialmente, deve-se treinar de duas a três vezes por semana nas três primeiras semanas, de acordo com a recuperação do pós-treino. Aí pode ir aumentando posteriormente com a evolução. Com três atividades por semana, treinando de 40min a 1h20min por sessão, consegue levar êxito na prova”.

Inscrições

As inscrições estão abertas no site www.dezmilhasgaroto.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *