Estudo realizado na Maratona do Rio 2023 comprova o sucesso do evento deste ano

O sorriso no rosto e a empolgação observadas entre milhares de corredores e espectadores durante a Maratona do Rio 2023, realizada nos dias 8 a 11 de junho, agora estão traduzidas em números. Um estudo encomendado pela Dream Factory/Dream Spiridon à GERP com o público que compareceu à 21ª edição do maior festival de corrida de rua da América Latina comprovou que o evento realizado sob o tema “Maravilhosa em Cada Km” foi um sucesso.

Para este estudo, foram entrevistados corredores e frequentadores (pessoas que assistiram à prova, ou estiveram presentes nas diversas ações da Maratona do Rio), nos dias 10 e 11 de junho, quando foram realizadas as cinco provas do festival (5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa, com 21+42k). Além de coletar opiniões gerais em relação ao evento, o estudo também traçou um perfil do público.

Uma das conclusões desta pesquisa é que a Maratona do Rio foi aprovada por quem esteve presente no festival, e bem avaliada em diversos aspectos. Entre os principais pontos positivos destaca-se o fato de que nove em cada dez pessoas ouvidas recomendariam a Maratona do Rio para amigos e familiares. A nota média dada pelos entrevistados neste tema, em uma escala de 0 a 10, foi quase máxima: 9,58.

Em complemento aos dados acima, a Maratona do Rio também atingiu um índice de 87% no NPS (Net Promoter Score), uma metodologia que avalia o grau de satisfação de clientes, e que é amplamente utilizada por empresas de todo o planeta. Este número é obtido pela subtração entre a porcentagem de promotores, ou seja, aqueles que recomendariam a Maratona do Rio para amigos e parentes (89%), e os detratores (apenas 2%).

O resultado alcançado pelo festival no NPS é considerado extremamente alto, e um dos motivos de satisfação apontados pelo público na pesquisa que contribuiu para esta avaliação foi a organização da Maratona do Rio. Neste tema, 40% dos entrevistados que deram nota 9 ou 10 (em uma escala de 0 a 10) para avaliar se recomendariam ou não o festival a amigos e familiares, destacaram o nível de estruturação do festival. Outro fator positivo foi o fato de terem gostado do evento como um todo (20%).

A parte esportiva da Maratona do Rio também foi bastante elogiada pelos corredores. As áreas que receberam mais avaliações positivas foram a premiação (nota média de 9,46, em uma escala de 0 a 10), chegada (9,41), percurso (9,34), hidratação (9,26), entre outros.

As inúmeras atrações de entretenimento e lazer localizadas na Casa Maratona, Village Maratona, Expo e Bosque também tiveram um alto índice de aprovação, com destaque para a programação de shows (nota média de 9,30), organização (9,13), e satisfação geral com o evento (9,08). O line-up musical, apontado como o ponto mais positivo, contou neste ano com artistas e bandas que empolgaram o público, como Toni Garrido, Mart’nália e Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC).

“Esta pesquisa realizada durante a Maratona do Rio veio comprovar o que já imaginávamos: que o evento foi um grande sucesso, e caiu nas graças de quem esteve presente, entre corredores e espectadores. Nossa proposta é fazer do festival um dos principais eventos do calendário anual da cidade do Rio de Janeiro, e que ele seja um acontecimento que vá muito além do esporte. Certamente alcançamos este nível de excelência na entrega do produto como um todo, e aproveitamos para detectar o que ainda pode ser aprimorado para os próximos anos”, disse Jued Andari, diretor do cluster de esporte da Dream Factory, organizadora da Maratona do Rio.

Mais da metade do público da Maratona do Rio é de fora da cidade do Rio de Janeiro
Além de avaliar quantitativamente a Maratona do Rio, a pesquisa da GERP também traçou um perfil do público. Um dos dados que mais chamaram a atenção é que mais da metade das pessoas que passaram pelo festival são de fora da cidade do Rio de Janeiro, entre corredores e espectadores. Esta parcela representa 60% do total.

Esta porcentagem é ainda maior quando são considerados apenas os corredores. A Maratona do Rio 2023 teve 72,5% de inscritos de outras cidades, contra 27,5% de moradores da capital fluminense, entre os cerca de 40 mil participantes. Na avaliação dos números somente das provas de 42k e 21k, a proporção de corredores de fora da cidade do Rio de Janeiro sobe um pouco mais: 85%, contra 15% dos cariocas.

Os dados coletados com os moradores da capital fluminense também demonstram que a Maratona do Rio tem o potencial de reter uma grande parcela da população carioca durante o evento, que preferiu permanecer na cidade ao invés de se deslocar para outras localidades, mesmo em meio a um feriado – como foi o caso da edição deste ano. Entre os participantes da pesquisa que moram no Rio de Janeiro, 42% respondeu que viajaria para outro local caso não houvesse a Maratona do Rio.

Estas estatísticas seguem comprovando que a Maratona do Rio é um evento que mobiliza fãs e praticantes de corrida de rua de todos os cantos do país. Os estudos registraram que o festival contou com participantes das cinco regiões, entre corredores e frequentadores. Depois da cidade do Rio de Janeiro, São Paulo apareceu com 15% do total do público, e 4% de Belo Horizonte. As pesquisas também registraram entrevistados de estados como Pará, Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, entre outros, e de municípios como Juiz de Fora, Londrina, Fortaleza, Campina Grande e Salvador.

Outros dados que chamam a atenção é que a faixa etária principal do público da Maratona do Rio 2023 foi dos 25 aos 44 anos (69%). Demais indicadores de destaque são que a maioria dos frequentadores do festival era formada por pessoas com graduação universitária (45%), optou pelo avião como meio de transporte para se deslocar ao Rio de Janeiro (53%), escolheu o hotel para a acomodação (60%) e permaneceu na cidade para o evento cinco dias ou mais (34%) – confira mais dados abaixo.

A 21ª edição da Maratona do Rio, realizada nos dias 8 a 11 de junho deste ano, reuniu cerca de 40 mil corredores em uma grande celebração esportiva com as provas de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa (21+42k), mas que também contou com muitas outras atrações pela cidade. O evento ofereceu ao público uma ampla programação cultural de shows na Marina da Glória e intervenções artísticas da Maratona com Arte, lojas oficiais e ativações das patrocinadoras do evento na Casa Maratona, venda de produtos de marcas esportivas na Expo, Jantar de Massas especial no Rio Scenarium, entre outras ações.

Perfil geral dos frequentadores da Maratona do Rio

*Cidade onde mora (dados sobre corredores e frequentadores)

  • Rio de Janeiro (capital): 40%
  • Outras cidades e estados: 60%

*Após o Rio de Janeiro, a cidade com mais corredores ou frequentadores na Maratona do Rio é São Paulo, com 15%, seguida por Belo Horizonte, com 4%

*Cidade onde mora (apenas corredores)

  • Rio de Janeiro: 27,5%
  • Fora do Rio de Janeiro: 72,5%

*Entre os corredores das provas de 21k e 42k, a porcentagem dos inscritos de fora da cidade do Rio de Janeiro é ainda maior: 85% do total

Estado onde mora

  • Rio de Janeiro: 43%
  • São Paulo: 22%
  • Minas Gerais: 15¨%
  • Pará: 2%
  • Demais estados: 18%

Faixa etária

  • 35 a 44 anos: 35%
  • 25 a 34 anos: 34%
  • 45 a 54 anos: 16%
  • 18 a 24 anos: 6%
  • 55 a 64 anos: 6%
  • 65 anos ou mais: 3%

Grau de instrução

  • Graduação completa: 45%
  • Pós-graduação/mestrado/doutorado: 34%
  • Ensino Médio completo: 20%
  • Até o Ensino Fundamental: 1%

*Meio de transporte utilizado para viajar ao Rio de Janeiro

  • Avião: 53¨%
  • Ônibus: 24%
  • Carro próprio: 19%
  • Carro (carona): 2%
  • Outros: 2%

*Pergunta realizada somente para moradores de fora do Rio de Janeiro

*Hospedagem escolhida para a estadia no Rio de Janeiro

  • Hotel: 60%
  • Locação de casa ou apartamento: 19%
  • Casa ou apartamento de amigos e familiares: 12%
  • Habitação própria: 4%
  • Hostel: 4%
  • Outros: 1%

*Pergunta realizada somente para moradores de fora do Rio de Janeiro

*Período de estadia no Rio de Janeiro

  • 5 dias ou mais: 34%
  • 4 dias: 32%
  • 3 dias: 23%
  • Até 2 dias: 11%

Acompanhantes dos corredores ou espectadores na Maratona do Rio

  • Amigos: 46%
  • Familiares: 28%
  • Cônjuge: 26%
  • Sozinho: 16%
  • Grupo de assessoria de corrida: 4%

Confira abaixo um resumo dos principais números do estudo

Recomendação

  • Nove em cada dez participantes da Maratona do Rio 2023entre corredores e frequentadores, recomendariam o festival para amigos e familiares.
  • 9,58 foi a nota média obtida na avaliação sobre recomendação, em uma escala de 0 a 10. O principal motivo apontado para a aprovação do evento foi a organização.
  • 87% foi o NPS (Net Promoter Score) obtido pela Maratona do Rio 2023, um índice considerado bastante alto e que avalia o grau de satisfação de clientes.

*Corrida (notas médias, em uma escala de 0 a 10)  

  • Premiação: 9,46
  • Chegada: 9,41
  • Percurso: 9,34
  • Hidratação: 9,26

*Este item foi avaliado somente por quem correu a Maratona do Rio, não incluindo frequentadores (espectadores, ou quem esteve presente nas áreas de lazer)

Evento (notas médias, em uma escala de 0 a 10)  

  • Programação de shows: 9,30
  • Organização: 9,13
  • Satisfação geral com o evento: 9,08

Áreas do evento (notas médias, em uma escala de 0 a 10)  

  • Bosque: 9,40
  • Casa Maratona: 9,35
  • Village Maratona: 9,34
  • Expo (lojas) e Foodpark: 9,02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *