Três dicas para melhorar o desempenho em corridas de rua

Foto: Zoom Filmes / Divulgação

A corrida é considerada uma das modalidades esportivas mais democráticas da história. Afinal, basta calçar um tênis e colocar as pernas em movimento. Contudo, correr bem, com segurança e agregando desempenho, exige treinar com organização e método. Conheça três dos modelos de exercícios mais praticados entre os atletas, tanto profissionais quanto amadores.

Treino Contínuo – Como o próprio nome indica, nesse modelo, o treino segue sem pausas do início ao fim. O que pode variar é o ritmo. Há o constante, no qual o atleta segue no mesmo ritmo desde o início até o final; o crescente, com aumento gradativo de velocidade; decrescente, com redução gradativa de velocidade; intermitente, o corredor alterna entre os ritmos moderado e fraco ao longo do percurso. Outra variante é o tipo de terreno que pode incluir subidas e descidas.

Treino Intervalado – Intensidade é o foco do treino Intervalado. Na prática, significa intercalar tiros de velocidade com pausas ativas, o que significa caminhar ou trotar até a próxima aceleração. Um exemplo é fazer uma série de dez tiros de 200 metros, com pausas na mesma distância, caminhando ou trotando. Para quem corre na esteira, uma opção é correr com velocidade por 30 segundos ou um minuto e fazer pausas ativas de dois minutos. Os treinos intervalados podem ser curtos (tiros de 200 a 400 metros), médios (600 a 1000 metros) ou longos (tiros acima de 1km) .

Fartlek –  Liberdade e criatividade para variar estímulos como diferentes velocidades, altimetrias e até terrenos. Basicamente, esse treino funciona ao aumentar e diminuir a velocidade das passadas, mas sem a obrigação de que isso seja feito de forma estruturada. O fartlek é inimigo da rotina e essa inconstância de ritmos e cargas ajuda o corpo a se adaptar constantemente a diferentes velocidades e superfícies. Tudo isso além da diversão.

Importante reforçar a importância da orientação de um profissional de educação física durante o processo esportivo. Treinadores especializados em corrida de rua fazem a diferença em relação ao desempenho e segurança contra o risco de lesões. Outra opção é ingressar em uma assessoria esportiva ou grupo de corrida.

Receita certa – Estruturar um cronograma de preparação é a receita certa para correr provas com garantia de cruzar a linha de chegada, como a corrida Dez Milhas Garoto que, em 2023, completa 32 anos e acontece em 24 setembro, nas ruas de Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo. Este ano a prova atingiu recorde de inscrição e contará com 13mil participantes.

Além da tradicional prova, o evento conta ainda com a 20ª Garotada, que reunirá mais de 2 mil crianças inscritas para a prova na manhã do dia 23 de setembro, paralelamente à Cachorrida, com tutores e cães ainda mais unidos por meio da atividade esportiva.

Confira maiores detalhes sobre a prova:
32ª Dez Milhas Garoto
Data: 
24 de setembro
Horário da largada: 
A partir das 7h10 (Verificar categoria/horário no site oficial do evento)
Largada: 
Avenida Dante Michelini x Av. Luiz Manoel Vellozo – Praia de Camburi em Vitória
Entrega do kit: 
22 de setembro de 2023 das 9h às 19h e 23 de setembro de 2023 das 8h às 16h na Fábrica da Chocolates Garoto – Praça Meyerfreund, 1 – Glória – Vila Velha – Espírito Santo.
site: www.dezmilhasgaroto.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *