Vai participar de alguma corrida de rua em 2024? Veja quais cuidados você precisa ter para competir de maneira saudável

Em 2024, o Brasil terá um calendário esportivo repleto de corridas de rua. Esporte que tem se popularizado e atraído cada vez mais pessoas, as maratonas fazem parte desse cronograma e, como possuem um percurso de 42 km, apresentam grandes desafios para os participantes. Portanto, algumas precauções são indispensáveis para quem se propõe a disputar provas com este tipo de formato.
Com um número cada vez maior de participantes dispostos a superar o desafio de completar uma prova, a corrida de rua é um esporte que desperta o interesse de diferentes perfis de competidores, desde atletas de alto nível a corredores amadores.
De acordo com a Dra Flávia Magalhães, médica especialista em gestão de saúde e que possui mais de 20 anos de experiência no esporte, uma vez que os preparos são completamente diferentes entre esses perfis de atletas, os cuidados para um amador também são específicos para que se evite lesões durante a prova.
“Os atletas amadores visam provas específicas e seguem uma linha de treinamento nem sempre adequada. É ideal que não se abuse das cargas de treino pré-prova, para que se evite lesões. As corridas também podem apresentar trechos de subidas e declínios, portanto, é preciso treinar em oscilações. Calçados e roupas adequados também são importantes para garantir a segurança”, recomenda Flávia.
Além de lesões musculares, participar de uma prova de longa distância sem ter o costume de praticar atividades regularmente e sem estar com os exames em dia, pode desencadear uma série de problemas graves. Por isso, medidas de prevenção e acompanhamento médico regular são imprescindíveis para a prática não só de corridas, mas de qualquer atividade esportiva.
“Alterações cardiovasculares nem sempre apresentam sintomas, e no esforço máximo pode gerar algum dano à saúde caso não diagnosticado precocemente. Logo, é de extrema importância que se realize uma consulta médica, preferencialmente com médico do esporte, para uma avaliação pré-participação completa. É fundamental analisar se há riscos à sua saúde para praticar atividades físicas intensas como provas de rua”, orienta Flávia.
Por fim, outro fator que gera preocupações na preparação para corridas são a alimentação e a hidratação. A ingestão correta de líquidos correta durante a prova e a alimentação prévia são fatores importantes para a saúde dos atletas. Neste sentido, também é indispensável que as organizações das provas ofereçam estrutura com água, alimentos e apoio médico adequado aos participantes em todo o percurso.
“Hidratação e alimentação são fatores diretamente relacionados ao desempenho e à saúde do atleta. É necessário adotar estratégias que garantam a hidratação adequada durante as corridas e a reposição de nutrientes. Uma alimentação balanceada, com alimentos leves em dias anteriores às provas, é algo que pode contribuir diretamente com o desempenho. Após a atividade, é necessária a reposição de nutrientes e a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e proteínas, a fim de promover o anabolismo”, explica Flávia, que também é formada em nutrição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *