Maratona do Rio revela os embaixadores da edição 2024

Maratona do Rio, o maior festival de corridas da América Latina, já tem seus cinco embaixadores definidos para a edição 2024. Seguindo o conceito deste ano – O Brasil corre pro Rio –, quatro deles não nasceram e três deles não moram na Cidade Maravilhosa.

Nos 5k, a embaixadora é a cearense Amanda Nogueira. A professora universitária tem no currículo cinco maratonas, 40 meias e vai realizar um sonho.

“Os 5k representam o início de uma jornada para iniciantes. Já os mais experientes querem baixar a marca pessoal ou confraternizar. Eu espero abraçar todo mundo, trocar muitos sorrisos e aquela energia positiva que só quem corre no Rio entende. Nas minhas metas de 2024, estava o sonho de ser embaixadora da Maratona do Rio. Corro a prova desde 2018, porém dessa vez será com um sabor de realização”.

Nos 10k, o baiano que mora no Recife, Joelson Souza, também conhecido como Corredor Irônico, já participou de três maratonas e vem para o Rio cheio de energia e bom humor.

“Ser embaixador do maior evento de corrida da América Latina significa viver de forma intensa a corrida em toda sua essência, incentivando mais pessoas para nosso maravilhoso mundo. Os 10k são a distância desafiadora mais percorrida por quem corre. Se hidratem bastante, porque será mágico. Espero uma grande celebração de toda preparação e investimento pessoal para esse momento, com um dia lindo no Rio para coroar toda vibração que certamente cada km da prova vai nos proporcionar. E sempre com humor, buscando leveza para esse momento em que muitos corredores ficam ansiosos até a data da prova”.

Juliana é a embaixadora dos 21K (Divulgação)

Já os 21k contam com Juliana Aguiar, mineira que escolheu o Rio para morar e não se arrependeu.

“É uma grande honra e uma conquista representar uma distância que eu tanto amo. Me faz pensar em toda a minha história como corredora e tudo que passei para chegar até aqui. Sinto uma alegria e uma gratidão tão grande que nem sei como explicar. Trem lindo demais da conta! É meu terceiro ano na prova, espero que seja tão incrível ou melhor que os outros. Eu sempre vou para me divertir, me desafiar, encontrar amigos queridos e aproveitar a festa! Me apaixonei pelo Rio, pelas pessoas e principalmente por ser uma cidade que abraça tanto a corrida de rua. Aqui, eu realmente me sinto em casa! Mesmo estando longe de Minas Gerais, que é o lugar que mais amo, o Rio me trouxe aconchego no coração”.

Ester é a embaixadora dos 42K (Divulgação)

Os 42k terão a atriz, apresentadora e carioca Ester Dias, que acredita na força da representatividade.

“Ser embaixadora, para mim, uma mulher negra, significa ocupar um espaço. Mulheres negras são as responsáveis pelo cuidado de suas famílias e o acesso ao autocuidado ainda é um privilégio. Espero poder inspirar e mostrar que a corrida deve ser para todos e que ser maratonista, apesar de não ser fácil, é possível quando a gente se dedica. Fazer 42k é o sonho de muitas pessoas, mas é uma prova que precisa ser respeitada. Tem que organizar uma rotina de treinos e de recuperação. Estou muito ansiosa para ver a quantidade de pessoas que vem de todo o Brasil e até de outros países.

Nem um problema de saúde foi capaz de tirar Ester do esporte. Agora, ela comemora os progressos contínuos para seguir em frente como corredora.

“Ano passado, eu descobri que tenho endometriose e isso fez com que meu corpo me pedisse uma pausa, atrasando o ciclo de treinamento. Desde então, observo que não existe progresso pequeno, apenas progressos, que devem ser celebrados. Cruzar a linha de chegada sendo uma mulher com endometriose será uma vitória muito importante”.

Edu é o embaixador do Desafio Cidade Maravilhosa (Divulgação)

O Desafio Cidade Maravilhosa 21k + 42k traz o curitibano Edu Rocha como embaixador.

“Para um atleta do Sul, ser embaixador da prova é, de fato, indescritível. Correr a Maratona do Rio já é algo muito significante para mim. O Desafio, então, nem se fala. Se já estava me preparando com muita dedicação, agora tripliquei o foco para entregar a mim e a todos que me acompanham uma prova linda. A minha grande dica é: desfrute cada momento do ciclo de treino, comemore cada km rodado. As dores virão, o cansaço será inevitável, mas você será recompensado quando cruzar aquela linha de chegada por duas vezes no Aterro do Flamengo. Ah! E grite para o mundo: ‘Rio de Janeiro, eu te desafiei… e conquistei!’.

A Maratona do Rio, com suas cinco distâncias, será realizada entre os dias 29/05 e 02/06.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *