120 anos de futebol no Brasil

Charles Miller: depois de uma temporada de estudos em Londres, retorna ao Brasil com uma bola de futebol na bagagem e mostra aos brasileiros um esporte que hoje é a maior paixão nacional.
Charles Miller
Charles Miller

Nesta terça-feira, 14 de abril de 2015, o futebol no Brasil completa 120 anos.

O único país pentacampeão mundial, que conquistou o mundo graças ao futebol arte, hoje em dia não tem muito o que comemorar: ainda abalado pelo desastroso 7 a 1 na Copa do Mundo dentro de casa, com o campeonato nacional e sua qualidade sempre em discussão, seja como for, o país ainda sustenta o título de “país do futebol.”

E o futebol no Brasil é mais paixão do que razão.  Um país que para em dia de jogo da seleção e do seu clube do coração. É uma nação que se envolve. Uma nação onde o apaixonado pelo futebol é bem mais que um simples torcedor: ele é técnico,  12º jogador e conhecedor de tudo. Esse é o perfil do torcedor brasileiro que lá pelas tantas, depois de algumas cervejinhas e o péssimo desempenho de seu time, tira a camisa e grita: “Não quero saber mais de futebol.”  E que dias depois, esquece de tudo e volta a sofrer como sempre; o coração aperta, sai pela boca…

 

Mas fazer o que… é disso que o brasileiro gosta: FUTEBOL!!!!!!!!!!!!!!!

A primeira bola que rolou em terra brasileira, veio na bagagem de Charles Miller.
A primeira bola que rolou em terra brasileira, veio na bagagem de Charles Miller.

E a história de amor é longa… bem longa…

Tudo começou quando em 1895, quando Charles Miller, filho de  pai escocês e  mãe brasileira de ascendência inglesa, desembarcou no Brasil após uma grande temporada de estudos na Inglaterra. Na mala, uma bola de futebol e um livro com as regras sobre a modalidade. Foi através dele que pela primeira vez a bola rolou no Brasil.

E foi no dia 14 de abril de 1895, no Centro de São Paulo, há exatos 120 anos, em um domingo, que Charles Miller promoveu um jogo  entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo (Gas Company of São Paulo) e da Companhia Ferroviária de São Paulo (São Paulo Railway Company). Para a primeira partida da história do futebol brasileiro, o local escolhido foi a Várzea do Carmo (onde hoje está o largo do Gasômetro), que na época parecia ser o lugar ideal para Miller passar para os trabalhadores, tudo aquilo que aprendera na Inglaterra.

O São Paulo Railway venceu por 4 a 2 na estreia de um esporte, que mais tarde seria simplesmente a maior paixão nacional. Conta a lenda que Miller fez dois gols e que o primeiro gol da história do futebol brasileiro, ninguém sabe. A primeira partida da história caiu nas graças das pessoas que aos poucos foram formando times como o Mackenzie (1.898), Germânia (o atual Pinheiros) e o futebol começou a crescer com  a construção de campos como o do Parque Antártica (hoje estádio do Palmeiras), em 1900.

Miller pendurou as chuteiras em 1910 e faleceu em 30 de junho de 1953, aos 78 anos. Posteriormente, deu nome à praça onde fica o Estádio do Pacaembu – a Praça Charles Miller.

 

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para: [email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

Charles Miller: depois de uma temporada de estudos  em Londres, retorna ao Brasil com uma bola de futebol na bagagem e mostra aos brasileiros um esporte que hoje é a maior paixão nacional.
Charles Miller: depois de uma temporada de estudos em Londres, retorna ao Brasil com uma bola de futebol na bagagem e mostra aos brasileiros um esporte que hoje é a maior paixão nacional.

2 Respostas para “120 anos de futebol no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *