Meninas do CT Viva Melhor se preparam para Copa ES Basquete

A Copa ES Basquete começa neste domingo, a partir das 9h, no Ginásio Jones dos Santos Neves (DED) com recorde de inscritos: 21 equipes de todo o estado, superando a do ano anterior: 12 times. E esse ano a competição está se firmando e tornando a principal  disputa de basquete do Espírito Santo, com 350 atletas.

E no lado feminino, fazendo sua estreia, sob o comando de Sheila Fumiere,  o  Centro de Treinamento Viva Melhor vai entrar em quadra com: Thaynara, Karolina, Thiara, Mayara, Tatiany, Lívia , Gabriela, Mariana, Ana Flávia (Fafa), Lorena , Sara e Claudia com um único desejo: levantar a taça da Copa ES de Basquete.

Elas são vaidosas, algumas até já são mães, trabalham duro fora das quadras e possuem uma paixão em comum: o basquete. As atletas do CT Viva Melhor estão preparadas para encarar a Copa ES de Basquete A equipe conta com atletas das mais diferentes profissões: educadora física, bombeira, engenheira, fisioterapeuta, estudante e farmacêutica. Mas é em quadra que seus destinos se encontram. A armadora do time e coordenadora, Tatiany Valêncio, falou: “Nosso time se destaca no conjunto. Temos jogadoras novas e experientes, e essa junção traz um equilíbrio que nos proporciona brigar pelo título da Copa ES”.

Diferentes profissões mas uma paixão em comum: o basquetebol. E é por esse amor que as meninas prometem lutar em quadra pelo título da competição e o fortalecimento da modalidade no ES. (Foto: Assessoria Viva Melhor)
Diferentes profissões mas uma paixão em comum: o basquetebol. E é por esse amor que as meninas prometem lutar em quadra pelo título da competição e o fortalecimento da modalidade no ES. (Foto: Assessoria CT Viva Melhor)

O CT Viva Melhor conta com meninas que jogaram em clubes paulistas e seleções mineiras, como a Taty (Cubatão/ACB), Fafá (ADC Bradesco e campeã sul-americana com a seleção brasileira sub 15), Thaynara (Barretos e EUA) e Mayara (seleção mineira), além de Sara Varejão, que tem o basquete no sangue. Ela, que é irmã de Anderson Varejão, do Golden State Warriors e da seleção brasileira, revelou: “Muito bom retornar às quadras após cinco anos. Agradeço às meninas o convite”.

Sara Varejão volta às quadras e conta com o apoio do irmão Anderson Varejão. (Foto: Assessoria CT Viva Melhor)
Sara Varejão volta às quadras e conta com o apoio do irmão Anderson Varejão. (Foto: Assessoria CT Viva Melhor)

Treinos

Durante a semana, cada uma faz seu trabalho físico separado e, aos finais de semana e feriados, entram em quadra para realizar trabalho técnico e tático do basquete. “A Copa ES de Basquete trouxe vida a essas atletas que estavam ‘dormindo’. Voltar a treinar e jogar no nosso Estado nos traz muita alegria. A expectativa é fazer dessa competição uma copa que dure por muitos anos e que resgate cada vez mais esses atletas que amam essa modalidade”, disse Tatiany. As jogadoras querem aproveitar a oportunidade e contam com o preparo físico e experiência para carimbar o passaporte para a final.

Reencontro com o basquetebol

Com o fim do Estadual no Espírito Santo, muitas atletas abandonaram a carreira e estão há anos longe das quadras. Com a Copa ES, o CT Viva Melhor surgiu para resgatar a força do basquetebol feminino. A equipe conta com a junção de cinco mineiras de Governador Valadares (quatro atletas irmãs, mais a experiente treinadora Sheila, que é mãe delas), mais oito capixabas. O CT pertence a Thaynara, uma das jogadoras, e as atletas se sentem em casa. “O basquete depois da era Oscar, Hortência e Magic Paula caiu na popularidade, mas nunca esteve morto. Nunca fomos a preferência nacional, mas sempre existiram uns loucos por essa encantadora modalidade. Hoje contamos com duas Ligas Nacionais, feminino e masculino, temos nove atletas na NBA e quatro atletas na WNBA. Pesquisas recentes mostraram que o basquete é o terceiro esporte mais assistido no Brasil”, declarou Tatiany.

Taty não vê a hora de estrear na competição. (Foto: Assessoria CT Viva Melhor)
Taty não vê a hora de estrear na competição. (Foto: Assessoria CT Viva Melhor)

Copa ES Basquete

115325e6-40b1-4646-a42a-a0f81511487f

O CT Viva Melhor estreia no próximo dia 7, às 13 horas, no Saldanha da Gama, contra a equipe do Maura Abaurre.

A competição é de idealização de Kiko Scherer. No masculino as equipes estão divididas em três grupos sendo que na primeira fase, os times se confrontam entre si em suas chaves. Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam para a próxima fase, as quartas de final, que serão disputadas em partida única entre o 1º colocado geral x 8º; 2º x 7º colocado e assim sucessivamente.

As semifinais também serão realizadas em jogo único. No feminino as equipes jogam entre si, e depois de cinco rodadas, as quatro primeiras colocadas farão as semifinais. O atual campeão é o Baixo Guandu, que está fora desta edição.

Participantes

MASCULINO Ítalo (Vitória); Venda Nova do Imigrante; Tubarões (Vitória); Itararé Correria (Vitória); UFES; RED (Vila Velha); Domingos Martins; Cometas (Linhares);  Maura Abaurre (Vila Velha); Jaraguá (Cachoeiro); Saldanha/Helenus (Vitória) e Santo Antônio (Vitória)

FEMININO Marista ; VilaVix; Maura Abaurre ; Guerreiras Basquete e Avabes

Rodada deste domingo (1º) 11248698_1705442689729665_291615436413338288_n


Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *