Atletas do Rio 2016: Bruna Takahashi, de 16 anos, se prepara para estreia olímpica em 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão a porta de entrada para uma nova geração de atletas que estarão no auge esportivo em 2020, quando o evento será disputado em Tóquio, no Japão. A partir do dia 5 de agosto, muitos jovens terão a oportunidade de vivenciar pela primeira vez uma experiência olímpica. A mesatenista Bruna Takahashi, de 16 anos, faz parte dessa turma.

Com estilo de jogo ofensivo, a paulista de São Bernardo do Campo vem colecionando feitos inéditos no tênis de mesa nacional, comprovando que todos aqueles que apostaram na atleta agora podem ver que a promessa virou realidade. Bruna faz parte do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres (2012), Bruna tinha apenas 12 anos. O sonho olímpico parecia distante à época, mas foi naquele período que a jovem iniciou o trabalho com o objetivo de figurar entre as melhores, com participação em torneios internacionais e apoio da confederação. O primeiro desafio fora do país foi na Suécia, durante seletiva do Hopes, da ITTF, e depois participou de treinamentos na Espanha e na França.

Em 2015, a mesatenista despertou a atenção internacional. Depois de vencer o Desafio Mundial de Cadetes, ela se tornou a primeira brasileira campeã mundial feminina individual. Além dos feitos, Bruna se tornou campeã individual da Copa Latina de Cuba (2015); campeã infantil no Aberto da República Tcheca (2015); campeã infantil e juvenil no Aberto do Paraguai (2015); campeã sub-21 do Aberto do Chile (2015); vice-campeã por equipes nos Jogos Pan-Americanos (2015); e campeã nas duplas do Aberto do Chile (2015).

“Poder disputar com jogadoras de outros países foi muito bom e muito importante para adquirir experiência. Tudo isso graças à confederação brasileira e ao Ministério do Esporte”, conta.

Habilidade, concentração e agilidade são as atribuições que fizeram a paulista se encantar com o tênis de mesa. A jovem conta que tudo começou como um hobby. “Fazia escolinha de tênis de mesa em um clube próximo da minha casa chamado Acrepa (Associação Cultural e Recreativa da Vila Pauliceia), em São Bernardo do Campo. Participava duas vezes por semana e era mais para ter uma atividade física”, revela.

A rotina de treinamento da atleta é intensa, em dois períodos. De manhã, o foco é a academia. Descansa depois do almoço e, no segundo período, volta ao treinamento. À noite ela vai à escola, onde cursa o segundo ano do ensino médio.

Rio 2016

Sobre a oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos, Bruna Takahashi se mostrou concentrada com a missão que terá em agosto. “Fiquei muito feliz, pois isso mostra que estou no caminho certo. Sei que tenho muito a melhorar e vou batalhar para chegar ao alto nível”, afirma. A paulista vai disputar as partidas por equipe feminina, junto com Caroline Kuhamara e Lin Gui.

“Como sou da categoria juvenil, tenho que melhorar para ter um bom nível para jogar pela categoria adulto. Meu sonho é chegar ao alto nível e estar entre as 100 melhores do mundo. Também batalharei para jogar nas Olimpíadas da Juventude em 2018 e chegar ao pódio”, diz.

Foto: Ministério do Esporte


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *