Tancredão recebe intervenção artística urbana sobre os Jogos Olímpicos

Com a proposta de promover, comemorar e homenagear, por meio das artes visuais, a passagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 pelo Brasil, foi lançado o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, que tem o objetivo de valorizar a diversidade e a regionalidade das artes visuais brasileiras através de um diálogo com o esporte, promovendo a democratização e acessibilidade a bens culturais nas cidades do revezamento da tocha olímpica.

Entre os 70 contemplados, a dupla formada pela designer Juliana Lisboa e pelo artista plástico Renato Pontello ficou classificada em terceiro lugar geral com o projeto “Cartografia Olímpica: um encontro pela paz, união e amizade”. A proposta do trabalho é ocupar todo pavimento térreo do Centro Esportivo Tancredo Neves (Tancredão), com uma pintura de aproximadamente 2.734 m² que representa os cinco continentes e celebra os valores olímpicos.

“O conceito veio do simbolismo dos aros olímpicos, que, por sua vez, representam o encontro entre os cinco continentes para celebrar, através do esporte, a paz no mundo. Então elaboramos uma espécie de mapa em que cada cor (amarelo, preto, verde, azul e vermelho) é análoga à dos aros e elas interagem entre si. A linguagem final também remete às pinturas dos pisos esportivos presentes em pistas de corridas e quadras, com marcações que podem direcionar o fluxo e o movimento das pessoas”, explicou Juliana Lisboa.

 76a7d5c5-49a5-481b-bb86-8327fd0bf937

Juliana acredita que o esporte e a arte são dois caminhos importantes para o desenvolvimento social. “Para nós, é uma experiência nova, que tem gerado boas reflexões. Pensamos que as Olimpíadas e Paralimpíadas são um forte exemplo de evento que promove valores culturais, numa grande celebração da união dos povos. Durante o desenvolvimento do projeto, lidando diariamente com diversos segmentos do esporte, notamos como esse setor é um caminho que possibilita transformações sociais impactantes”.

IMG_20160812_150441521[1]
O Tancredão também está Olímpico. (Foto: Divulgação)

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *