Governador assina alteração no Bolsa Atleta Capixaba

Nesta terça-feira (01), o governador Paulo Hartung sancionou o Projeto de Lei (PL) 305/2016, que altera o Bolsa Atleta Capixaba. Agora, o decreto será alterado e em seguida um novo edital será lançado. Com as mudanças, poderão participar do processo de seleção não só atletas capixabas que comprovem residência mínima de dois anos, mas também os demais atletas que competem pelo Estado e tenham residência comprovada de no mínimo cinco anos.

O governador ressaltou a importância de manter a política pública do Bolsa Atleta. “No Governo do Estado tivemos a oportunidade de estruturar a Secretaria de Esportes e criar políticas públicas específicas. Hoje, após dialogar com os envolvidos, conseguimos avançar e aperfeiçoar o Bolsa Atleta. Com essa atualização, o programa está mais forte e mais próximo da necessidade de nossos atletas. Fico feliz por poder manter essa importante política pública, mesmo durante esta crise socioeconômica que está castigando o país”, disse o governador Paulo Hartung.

Outra alteração refere-se à partilha dos recursos. O PL 305/2016 estabelece que, prioritariamente, a bolsa será concedida a atletas e paratletas de alto rendimento das modalidades olímpicas e paralímpicas filiadas, respectivamente, ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Até 15% dos recursos orçamentários disponíveis poderão contemplar competidores em modalidades que não integram o programa olímpico ou paraolímpico.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Edilson Barboza, a reformulação vem para trazer mais qualidade na vida do atleta. “Após muito diálogo com atletas e técnicos chegamos a essas alterações, que só tendem a beneficiar o atleta e paratleta de alto rendimento. Fico muito feliz em poder participar e contribuir para essas mudanças”, completou o secretário.

Para o nadador Waldir Alvarenga, o Tiozinho, beneficiado nos últimos anos com a bolsa, as mudanças só têm a somar. “A bolsa nos dá oportunidade de competir a nível mundial. O beneficio é muito importante para nos mantermos bem nas competições, ajuda na compra de materiais, alimentação, entre outras coisas. Agradeço todo o apoio que o Estado tem nos dado”, completou o paratleta.

Fonte: SESPORT


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *