Estrelas do futebol de areia feminino se preparam para mais uma Eurocopa

ENTREVISTA ATLETAS BEACH SOCCER DA CAPITAL, CONVOCADAS PARA A EUROCOPA

Sob o olhar e orientação do craque Bruno Malias, um forte trio feminino do futebol de areia capixaba treina nas areias da praia de Camburi, planeja o futuro e abre as portas para o mundo lá fora, mais precisamente, a Europa.

Noele Bastos, Bárbara Colodetti e Letícia Villar, que são figurinhas conhecidas da modalidade, estão com passagens marcadas – mais uma vez – para o continente europeu, onde vão disputar a Euro Winners Cup, de 29 de maio a 4 de junho, na Ilha de Nazaré, em Portugal. Desta vez, em uma parceria inédita, elas jogarão juntas no Astra, da Hungria.

A parceria capixaba com os europeus não é novidade. Nos anos anteriores, elas defenderam times italianos. Noele já defendeu Catanzaro e Terracina, e Bárbara e Letícia, o Catanzaro. Elas embarcam nesta sexta-feira (19) para a Hungria, onde vão se apresentar ao Astra.

Bruno Malias, que também joga no futebol de areia húngaro, foi quem levou as meninas para lá e destacou o potencial das jogadoras. “Elas gostam de jogar juntas e sabem do potencial que têm. Elas se conhecem taticamente e se combinam dentro de quadra. Elas têm boa base do futsal juntas e jogam areia há muito tempo, cada uma com suas caraterísticas, mas com a inteligência de jogo”, disse Malias, que trabalha diretamente no futebol de areia da Hungria e joga pelo time Energia, na mesma competição.

História no futebol de areia europeu

Amigas dentro e fora das quadras, elas comemoram o fato de estarem jogando lado a lado, pela primeira vez, na Europa. “Começamos há muito tempo na areia, com meninas praticando aqui em Camburi, e aí a modalidade ganhou destaque. Na primeira oportunidade, Bárbara e Noele tiveram a indicação do Bruno Xavier e foram disputar o Campeonato Italiano pelo Catanzaro, há dois anos”, disse Letícia Villar.

Bárbara Colodetti relatou a sua experiência: “Deu tudo muito certo desde o início. Foi uma experiência nova e, no ano seguinte, conseguimos voltar, levando a ‘Lele’ para o Catanzaro, onde jogamos o Campeonato Italiano e a Winners Cup e ficamos em quarto lugar. Agora temos a felicidade de jogarmos nós três no mesmo time. E será uma surpresa. Ainda não sabemos o ritmo das húngaras, só sabemos que elas jogam bem o campo e o futsal, e esperamos levar nossa experiência na areia até lá”.

Noele está voltando de uma lesão e carrega nos pés e nas veias a paixão pelo futebol. A atleta, que jogou ano passado longe das companheiras, não esconde a ansiedade em estrear na competição ao lado de Bárbara e Letícia. “Nosso time, o Astra, é estreante na competição, e nossa chave é forte, ao lado de um time da Espanha, da Rússia e da Itália. Desde o primeiro ano de Europa, nós sonhávamos com isso, e hoje está acontecendo”.

Fortalecimento da modalidade

Bárbara e Leticia tem 24 anos, Noele 27 e há anos elas são os fortes nomes da modalidade por aqui. Para que seus passos deem continuidade e que mais meninas pratiquem o futebol de areia, elas pedem a realização de mais competições no Estado e no Brasil. “ A gente joga lá fora mas não vemos muitas competições por aqui. Ficamos tristes com isso. Antigamente tinha muita gente praticando em Camburi e hoje diminuiu. Falta união dos times e gestão para nos ajudar. Todo mundo quer jogar. A falta de competitividade desestimula.”, disse Bárbara que destacou o apoio do Bruno Malias e do Rio Branco com o treinamento delas.

Competição

A Winners Cup está em sua segunda edição e vai ser realizada 29 de maio a 4 de junho, com 20 equipes de toda a Europa, divididas em cinco grupos de quatro. Na primeira edição, foram 12 equipes na disputa.

Bárbara, Noele e Letícia e Bruno Malias
Bárbara, Noele e Letícia e Bruno Malias
Noele Bastos
Noele Bastos
Letícia Villar
Letícia Villar
Bárbara Colodetti
Bárbara Colodetti





Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

 

Um comentário em “Estrelas do futebol de areia feminino se preparam para mais uma Eurocopa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *