Conheça a nova entidade do futebol de areia no ES, a Federação Capixaba de Beach Soccer (Fecabes)

Celeiro de craques e referência nacional no beach soccer nacional durante anos, o cenário do futebol de areia do Espírito Santo não pode parar. Por isso, uma nova federação da modalidade em solo capixaba surge: a Federação Capixaba de Beach Soccer (Fecabes), que tem como presidente o ex-goleiro campeão, Marcos Antônio Santos Filho, o Marquinhos.

 

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atual Consultor do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Marquinhos pretende trazer a experiência adquirida como organizador de finanças, também para a Fecabes, fortalecendo e certificando a Fecabes como uma organização séria e confiável.

 

“O beach soccer capixaba sempre foi o exemplo de esporte coletivo do Espírito Santo. Tricampeão Brasileiro, da Copa do Brasil, Copa dos Campeões, a modalidade revelou dezenas de atletas para diversos clubes nacionais e internacionais, para a Seleção Brasileira e dois deles se tornaram melhores do mundo FIFA. Passamos por um momento difícil com a falta de calendário e isso adiantou meu processo de aposentadoria há três anos. Mesmo parado, sempre incentivei a nova geração. Então, buscamos a aproximação e conversando com diversos atletas e ex- atletas, associações, times, fui encorajado a assumir este papel de representar o esporte para alavancar o nosso beach soccer. Manter a paixão que o capixaba tem pela modalidade”, disse o mandatário.

 

O presidente também comentou sobre o planejamento a curto e longo prazo à frente da Federação. “A gente espera oxigenar o beach soccer, fazer um calendário fixo, com competições atraentes. Relembrar aquele alto rendimento e partidas memoráveis que já aconteceram. Queremos ver aquelas arenas lotadas e o torcedor capixaba merece este retorno. Neste momento buscamos o apoio e a diversidade com os principais atores do beach soccer. Com os projetos vencedores e multicampeões do esporte, como  a ACEL (que por anos coordenou o Rio Branco Beach Soccer) São Pedro (que tem um projeto belíssimo e vencedor, especialmente no feminino com diversas atletas na seleção brasileira), Anchieta (que dominou os últimos anos o cenário estadual), o Vila Nova Futebol Feminino (que é nosso representante nacional no futebol de campo e que trouxemos para as areias há cerca de 3 anos), o Vila Velhense Futebol Clube que tem dois belos projetos também. Além destes parceiros, representados pela Fabi, pela Rose, Wesley, Luciano Tadino, Miguel Tres, temos outros amantes do Esporte como o Alex Fabiano, o Dimmy, o Flavio Diogo. Isso diretamente. Temos outras dezenas de pessoas e atletas dando um belo suporte. ”, ressaltou Marquinhos.

 

Metropolitano 2021

O Campeonato Metropolitano está de volta. Ainda sem data ou local definidos, a Fecabes já está em contato com equipes interessadas a participarem da terceira edição. Esse é apenas um dos planos para a sequência da temporada, como explica o presidente:

 

“Neste primeiro momento estamos trabalhando para formatação da Federação, busca de apoio e patrocínios, regulamentar o esporte e fixar nosso calendário. Neste sentido, vamos trazer novamente o Campeonato Metropolitano de Beach Soccer (o terceiro campeonato metropolitano) que além do alto nível técnico premia as equipes masculinas e femininas com R$ 13.000,00 (treze mil reais) em premiação (igual para as categorias). Temos programado um campeonato Estadual de Clubes para o segundo semestre. Pensamos em expandir, trazer de volta nosso charmoso Campeonato Estadual de Seleções, fomentar a base com campeonatos também. Vamos nos estruturar para fazer ainda mais bonito. “, afirmou.

 

Perfil do presidente:

Quem é: Marcos Antônio Santos Filho, 38 anos é formado em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Direito na UVV. É servidor público efetivo e trabalha como Consultor do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo.

 

Carreira na areia: Como atleta, foi goleiro profissional de Beach Soccer por quase 20 anos. Iniciou no Rio Branco em 1999 com 17 anos, onde foi campeão da divisão de acesso do campeonato de Vitória.  Em 2000 disputou a primeira edição do campeonato capixaba de seleções pelo Vitória, onde foi vice-campeão. Jogou diversos campeonatos em vários clubes como Santos Futebol Clube / SP; Sociedade Esportiva Palmeiras / SP; Rio Branco Atlético Clube / ES; Botafogo Futebol e Regatas / RJ; Club Malvin – URU, onde neste último pode disputar também a primeira edição da Copa Libertadores de Beach Soccer, outro marco do beach soccer em 2016.

 

Além disso, disputou Campeonatos Estaduais por diversos Municípios como Vitória, Marilândia, Vila Velha e Cariacica.

 

Teve a oportunidade de jogar alguns Campeonatos Brasileiros pela Seleção do Espírito Santo, sendo Tricampeão Brasileiro em 2010, quando atingiu o ápice no esporte e o que levou a vestir a camisa da seleção brasileira.

 

Foto: Divulgação
Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

2 Respostas para “Conheça a nova entidade do futebol de areia no ES, a Federação Capixaba de Beach Soccer (Fecabes)

  1. Parabéns pela iniciativa, a Avaf Associação Vila velhense de Árbitros , vê com muito bons olhos está iniciativa é se coloca a disposição.
    Estamos a 20 anos no mercado atendendo , empresas , pessoas físicas e prefeitura nas modalidades de Futebol de campo , área, é quadra.
    Tendo em seus quadros de Árbitros, formados e diplomados em futebol de areia
    Maurício Duarte
    Presidente

  2. Meu filho de 16 anos já disputou 02 copa gazetinha e quer muito treinar futebol de areia. Porém não sei onde levá-lo para começar.
    Gostaria muito de me orientar antes.
    Meu nome é Demetrius Vicente.
    O dele é Daniel Nicolau Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *