Paralimpíadas: Mariana Gesteira estreia hoje na competição

Paratletas Natação

As Paralimpíadas começaram nesta terça (24), em Tóquio, com boas perspectivas de medalhas para a delegação brasileira. Os olhos do mundo estão voltados para maior competição paradesportiva do planeta, e o ES engrossa o coro da torcida verde amarela.

É que entre os atletas brasucas está uma das mais talentosas nadadoras paralímpicas do país, Mariana Gesteira. Nascida no Rio de Janeiro, mas radicada em Vitória, ela subiu ao pódio duas vezes na última edição dos Jogos Parapanamericanos, em 2019, conquistando duas medalhas de prata: uma na categoria 50 metros livre e a outra nos 100 metros costas.

Estreia

A estreia da Mari nas piscinas do Japão acontece hoje (24) a partir das 21 horas (horário de Brasília). Ela participa das eliminatórias dos 50 metros livres, prova da qual é recordista brasileira.

As modalidades que terão atletas brasileiros são: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.

Potência mundial

Desde os jogos de Pequim, em 2008, quando o Brasil ficou em 8º lugar no quadro de medalhas, o país é considerado uma das principais potências mundiais. Em Londres-2012, a delegação brasileira conseguiu o 7º lugar e no Rio, em 2016, terminou na 8ª colocação. A expectativa é de continuar no top-10 em Tóquio.

 

Foto: André Sobral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *