Ele voltou! 21º Estadual Banestes de Beach Soccer tem início neste sábado

Hora de levantar a bola na areia! O tradicional estadual de Beach Soccer no Espírito Santo retorna após um longo hiato, com a realização do 21º Campeonato Estadual Banestes de Beach Soccer, que terá início neste sábado (30), indo até o dia 21 de novembro. A competição, que reúne 21 seleções municipais (12 no módulo masculino e 9 no módulo feminino) será realizada na arena montada na Praia da Costa, em Vila Velha.

O torneio é mais uma realização da Associação Capixaba de Esporte e Lazer (Acel), e tem patrocínio do Banestes, Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Esportes (Sesport), e apoio da Federaçao Capixaba de Beach Soccer (Fecabes), Prefeitura Municipal de Vila Velha, e loja Ademar Cunha.

Feminino
De norte a sul do estado, cada seleção representa um município. No naipe feminino, todas as equipes que manifestaram interesse em participar do torneio estão garantidas. Estão separadas em três chaves, e cada uma tem três seleções. As equipes jogarão entre si, todas contra todas, em três rodadas, dentro dos seus grupos, definidos da seguinte forma, após sorteio: Chave A com Viana, Vitória e Boa Esperança. Chave B com Cariacica, Marechal Floriano e Itapemirim. Chave C com Afonso Cláudio, Vila Velha e Alfredo Chaves.
A primeira rodada do módulo feminino acontece neste sábado (30). Confira os grupos, além dos horários dos confrontos:

Sem título.png

jogos fem.png

Masculino

São 12 equipes do módulo masculino. Destas, sete já estão definidas, seguindo critérios técnicos e títulos nas últimas edições do torneio. As outras cinco equipes serão conhecidas após uma etapa seletiva que será realizada no próximo domingo (31).

A fase classificatória será composta por 12 equipes, divididas em quatro chaves com três equipes. Os grupos do naipe masculino foram sorteados no congresso técnico do campeonato, e definidos da seguinte forma:

grupo masc.png

***As vagas que ainda não constam nos grupos serão definidas após a fase seletiva.

maculino jogos.png

***As vagas que ainda não constam nos grupos serão definidas após a fase seletiva.

A seletiva (naipe masculino)

A etapa seletiva será realizada no domingo (31) com os seguintes municípios: Viana, Domingos Martins, Iconha, Itapemirim, Guarapari, Ibiraçu, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul. A primeira etapa consiste em quatro jogos diretos em mata-mata, cujos vencedores automaticamente estão garantidos no campeonato. Na segunda etapa, os perdedores se enfrentam em mais dois jogos mata-mata, cujos vencedores automaticamente estão garantidos no campeonato. Por fim, na terceira etapa se enfrentam os perdedores da segunda etapa para a última vaga, em mata-mata. Após sorteio realizado no congresso técnico para o campeonato, os confrontos da etapa seletiva ficaram definidos da seguinte forma:

seletiva jogos.png

Fala, presidente!

DSC_0643.jpg

Antes dentro das quatro linhas, como goleiro, e agora fora delas, como gestor. O presidente da Fecabes, Marquinhos, comentou sobre esta nova vivência dentro do Futebol de Areia, e aproveitou também para adiantar algumas inoformações importantes sobre o calendário recheado para o Beach Soccer capixaba, previsto pela federação.

“Pra mim é um misto muito bacana, né? Eu tive a oportunidade de jogar o primeiro campeonato estadual, lá no ano 2000, e agora tenho a honra de participar do meu primeiro como gestor. Temos que realmente fomentar o futebol de areia do nosso estado, e o Campeonato Estadual de seleções é uma ferramenta maravilhosa pra isso porque envolve os projetos sociais, envolve os municípios, envolve a comunidade… A expectativa em relação ao campeonato é a melhor possível. Nós tivemos um número incrível de municípios interessados. Estabelecemos essa conexão, mostrar ao município a importância do esporte como ferramenta de saúd e geração de emprego e renda”

“Estamos com um projeto bem ousado, um cronograma bacana de eventos. Temos agora o Campeonato Estadual Banestes de Beach Soccer, até o dia 21 de novembro. Em dezembro começa o Campeonato Metropolitano de base, sub-11, sub-13, sub-15, e também vamos ter a Seletiva do Campeonato Metropolitano 2022. E para 2022 temos aí no final de janeiro e começo de fevereiro o início do Campeonato Metropolitano. Previsto para meados de maio e junho a realização da 22ª edição do Campeonato Estadual de seleções, e previsto para setembro e outubro o Campeonato Estadual de clubes, que será uma inovação da federação junto aos nossos parceiros.”, disse o gestor

Luciano Tadino

DSC_0716.jpg

O Campeonato está recheado de craques e nomes tradicionais do esporte capixaba. Quem também participará do 21ª Campeonato Estadual de Seleções é o técnico da equipe de futebol feminino Vila Nova, Luciano Tadino. Luciano comandará a seleção de Vila Velha, no naipe feminino, e adiantou que a equipe canela-verde será composta por novos talentos.

“Com essa gestão da Fecabes, uma nova federação, a gente fica feliz, né? Dá pra perceber o empenho que por parte do presidente Marquinhos e do vice-presidente Alex Fabiano, e todos da gestão. Estão proporcionando, tanto no masculino quanto no feminino, esse retorno do Campeonato Estadual. Tivemos agora a última semana o Campeonato Brasileiro no nosso estado, foi muito importante, então a gente espera poder fazer também um feminino representando o nosso município que é Vila Velha, e a gente espera também que outras equipes no futuro possam ter essa oportunidade que nós estamos tendo hoje”.

“Vamos com uma equipe jovem, até porque nós estamos também em outras competições, então a gente vai estar dando oportunidade a novos talentos. Esperamos que possa ser uma competição bacana, e acredito que será. São pessoas competentes na gestão, pessoas que viveram ali dentro (no futebol de areia), e sabem como é o processo, as dificuldades, tanto de atletas, comissões, arbitragem, enfim, será um grande evento, e esperamos chegar na final!”, disse o técnico da equipe de Vila Velha.”, disse o técnico da equipe de Vila Velha

Rodrigo Zanetti – técnico da equipe de Viana (técnico do feminino e atleta do masculino)

DSC_0713.jpg

O Arsenal foi presença constante nos últimos campeonatos de Beach Soccer na Grande Vitória, os “Metropolitanos”, representando Viana. E o município não ficará de fora do Estadual. Técnico e atleta do Arsenal e agora da seleção de Viana, Rodrigo Zanetii também falou sobre as expectativas para a disputa do torneio, e jogou o sarrafo para cima, apostando alto na conquista do título.

“Primeiramente, gostaria de parabenizar a nova federação Fecabes pela organização, por estar voltando com esse grande campeonato que tinha lá atrás, né? As arenas sempre lotadas. Cheguei a jogar um Estadual quando foi na arena em Cariacica. Tem um prestígio muito grande por isso, porque é uma competição que sempre foi bem vistosa, e eu tenho certeza que não vai ser diferente neste ano, nessa volta. A gente vem com uma equipe bastante reforçada no feminino né? Apesar da nossa origem ser do futsal, a gente pretende conseguir bons resultados. Apesar de ter caído numa chave muito forte, a gente vai ter bons resultados e chegar na final e ser campeão. É este o objetivo principal da equipe.”, afirmou o técnico e atleta.

CRÉDITO DAS FOTOS: João Brito/Fecabes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *