Podcast Futebóis lança nova temporada sobre a Rádio Mulher

Programa realizado pelo Museu do Futebol mergulhou no acervo disponível sobre equipe exclusivamente de mulheres que cobriam futebol nos anos 1970. Ao longo de quatro episódios, programa também aborda as mulheres no jornalismo esportivo hoje.

Já está no ar a segunda temporada do Podcast Futebóis, do Museu do Futebol, com foco na Rádio Mulher e no jornalismo esportivo sob a ótica do gênero. Ao todo, serão quatro capítulos lançados semanalmente, sempre às segundas-feiras. Os episódios têm muita história, informação e curiosidades. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

Esta temporada do Podcast Futebóis chega com um formato diferente.  Concebidos por Taiane Lima, uma das bolsistas contempladas pelo Edital de Jovens Pesquisadoras do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), os episódios são resultado de seu trabalho de pesquisa junto aos acervos do Museu.  

Entre os destaques, estão a trajetória das jornalistas Leila Silveira e Zuleide Ranieri na Rádio Mulher, uma iniciativa pioneira dos anos 1970: em plena ditadura militar, uma equipe totalmente formada por mulheres começou a fazer cobertura de futebol, incluindo narração, reportagem e comentários. A temporada também discute a presença de mulheres negras no jornalismo esportivo hoje e os preconceitos que as profissionais ainda têm que enfrentar.  Outra novidade para a temporada é que os episódios terão material complementar no site do Museu do Futebol, com a transcrição da íntegra do roteiro, além de referências do material pesquisado e imagens históricas selecionadas pela pesquisadora. 

Onde ouvir:  

Spotify – https://open.spotify.com/show/4Q62GxhKVTGT1IShleTQtJ  

Site do Museu do Futebol – www.museudofutebol.org.br  

 

CONFIRA OS EPISÓDIOS E AS DATAS DE LANÇAMENTO: 

 1 – “A mulher que gosta de futebol”: Leila Silveira e a Rádio Mulher

NO AR

Se é difícil agora, imagina 50 anos atrás? Você já parou para pensar em quem foram as mulheres pioneiras que desbravaram o jornalismo esportivo no Brasil? É o que vamos descobrir neste episódio. 

2 – “Uma mulher a mais, um palavrão a menos”: a trajetória de Zuleide Ranieri na Rádio Mulher  

LANÇAMENTO DIA 2 DE OUTUBRO 

No episódio anterior, mostramos o contexto que levou à criação da Rádio Mulher e conhecemos um pouco mais sobre a trajetória de uma de suas integrantes, Leila Silveira, que além de advogada era comentarista e repórter de campo, ganhadora de vários prêmios por seu trabalho.   

3-  Mulheres negras no jornalismo esportivo;  

LANÇAMENTO DIA 9 DE OUTUBRO 

As mulheres não brancas sempre trabalharam, primeiro escravizadas, depois como domésticas, quitandeiras e em outras atividades informais e de pouco reconhecimento. No terceiro episódio desta temporada, vamos ressaltar a presença de mulheres pretas no jornalismo esportivo, no passado e no presente. Suas vivências perpassam, além do gênero, a barreira da cor. Em um país extremamente racista como o Brasil, essa barreira é estrutural e impede muitas oportunidades. 

4 – Mulheres no jornalismo esportivo: passado e presente; LANÇAMENTO DIA 16 

As mulheres devem estar onde quiserem e se sentirem mais à vontade – e isso inclui o jornalismo esportivo. Mas as dificuldades que as profissionais da Rádio Mulher passavam lá atrás permanecem no cotidiano das profissionais de hoje. Ainda são muito comuns os comentários que descredibilizam mulheres jornalistas e os casos de assédio no exercício do trabalho. Neste quarto e último episódio, vamos debater um pouco mais sobre essa realidade. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *