Treinamento de ciclismo indoor funciona?

O treinamento indoor sofreu uma revolução tecnológica nos últimos anos. Rolos e bicicletas de spinning com capacidade de medir a potência de cada indivíduo, garantem a prática da modalidade fora das ruas e principalmente a interatividade. Tudo isso para não deixar de treinar ou realizar seu exercício físico diário.

Ambiente

O ambiente climatizado, uma boa música, amigos e a tecnologia dos rolos smarts, que dão a oportunidade de pedalar em casa e com qualquer pessoa no mundo, vem atraindo cada vez mais novos adeptos.

Ciclismo Indoor

Sobre a crescente procura por aulas em academias, o especialista em treinamento indoor de ciclismo, Guilherme Sette, explica:

“Você pedala ao ritmo de músicas inspiradoras conseguindo o máximo de resultado com o mínimo de impacto, o treino passa por diferentes intensidades em diversos trechos: subidas íngremes, tiros de velocidade, contrarrelógio, etc. É um modelo de treinamento muito utilizado por atletas e praticantes em geral para o ganho e ou manutenção de performance, pois alterna trechos velozes e lentos em diferentes terrenos, desenvolvendo as capacidades neuromusculares e cardiorrespiratórias”.

Rolos

O rolo smart é um dos equipamentos que possuem tecnologia que permite simular terrenos e aumentam a resistência de acordo com a inclinação, o interessante é poder simular um pedal em rotas por onde passam as principais provas do mundo. Já se imaginou pedalando na sala de casa e simular uma etapa do Tour de France, Giro d’Italia ou Volta da Espanha ? Essa é uma das interações que, atrelado ao uso de um app específico, é possível realizar.

A outra opção é o rolo convencional (Cycletrainer) ou rolo solto, em ambos ajustamos manualmente com o ciclocomputador ou com um simples relógio que tenha cronômetro, dessa forma, é possível realizar o treino planejado.

Quando chove ou estou com pouco tempo, utilizo a opção indoor para cumprir minha planilha de treino. Gosto muito, pois o treino sempre sai como planejado, ao contrário de pedalar em grupo…. (difícil tirar o pé quando está no pelote. Quem nunca ? rsrsrs).

Vantagens do treino indoor:

  • Segurança
  • Otimização do tempo
  • Poder treinar a qualquer hora do dia
  • Treinos mais lineares e controlados

Dica

O rolo (equipamento) e ou aula de bike indoor (academia), podem fazer parte da preparação física tanto para o triathlon, quanto para o ciclismo. Alternar treino indoor com treino na rua é fundamental, pois as habilidades específicas da estrada: equilíbrio, reflexo, mudanças de direção, retomadas, ventos e calor, só são encontrados nesse ambiente.

Seja para performance, seja pra perder calorias, utilize o que te deixa mais a vontade e motivado. Afinal o que importa é que você entre NO PIQUE!

2 Replies to “Treinamento de ciclismo indoor funciona?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *